Você sabe qual a diferença da qualidade da água potável de poços artesianos e água tratada? Acesse para descobrir!

A diferença da qualidade da água potável dos poços artesianos x água tratada

Encontrar fontes alternativas para o consumo de água se tornou comum, principalmente aos que têm mais acesso a esses meios. O que muitos não sabem é que, algumas dessas fontes não fornecem água potável

De acordo com o Ministério da Saúde, a água não tratada, ou tratada incorretamente pode acarretar diversas doenças, portanto, procure saber se a água consumida vem de um abastecimento de água potável confiável.

Diante disso, nesse post iremos explicar a diferença da qualidade da água dos poços artesianos e da água trata, confira!

 

Água de poços artesianos

Um poço artesiano basicamente retira a água de reservas subterrâneas encontradas no solo, sem a necessidade um bombeamento, como acontece em poços convencionais.

A perfuração de poços artesianos se tornou uma prática recorrente em vários lugares, como uma alternativa para adquirir água potável, considerando que, a maioria da água extraída é mais pura e contém uma quantidade maior de sais minerais.

Apesar da água de poços artesianos serem cristalinas e ser odor, elas podem não possuir qualidade, consumir águas provenientes desses poços exige um certo cuidado. O recomendado é que a água seja filtrada, e para cada um litro, sejam adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio.

O cuidado ao consumir a água de poços é essencial, não somente com a sua saúde, mas com o meio ambiente. Em alguns lugares a perfuração de poços é inclusive proibida, em decorrência ao uso incorreto do sistema.

Para prevenir, o ideal é contar um fornecimento de água potável que a sua cidade oferece, ou contratar uma empresa de caminhão de água para fins mais específicos.

 

Água tratada

Diferente da água de poços, a água tratada é própria para consumo, não apresenta cor, odor, sabor e substâncias causadoras de doenças. Ainda segundo o Ministério da Saúde, o controle da qualidade da água deve ser exercido pela entidade responsável do SAA (Sistema de Abastecimento de Água), e a vigilância deve ser feita pelos órgãos de saúde pública.

Uma empresa de caminhão pipa, por exemplo, que faz o fornecimento de água potável, precisa fornecer uma água dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

Grande parte das águas vindas de lençóis artesianos ou rios e lagos passam por estações de tratamento, passando por um processo que retira todas as substâncias que possa causar danos à saúde.

 

Importância do abastecimento de água potável

Não é surpresa para ninguém que a água faz grande diferença em nosso cotidiano e em nossa qualidade de vida, é impossível imaginar a vida dos seres vivos sem a presença da água.

O Brasil é um dos países privilegiados em respeito à quantidade de água territorial, sendo 12% do total mundial. Infelizmente, ainda sim, apenas 46% da água no país recebe o tratamento adequado.
Portanto, a água potável é indispensável para diversas tarefas realizadas durante toda a vida, receber o tratamento dessa água é fundamental. Tenha cuidado com a água que você consome, e não hesite em contar com profissionais para o abastecimento de água potável para piscina, indústrias, hospitais e outras tarefas mais específicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *