Entenda como funciona o dessalinizador solar para tornar água do mar potável

Entenda como funciona o dessalinizador solar para tornar água do mar potável

A dessalinização é, basicamente, um procedimento feito para transformar a água do mar em água potável – o que é extremamente interessante para lugares sem estrutura e recursos hídricos. Podemos considerar como um processo de abastecimento de água potável útil e suficiente atender para milhões de pessoas por todo o mundo!

O grande desafio para isso é criar um sistema efetivo e ao mesmo tempo simples para que não seja tão caro, ao ponto de ser acessível até para zonas rurais de países em desenvolvimento. A maior vantagem de usar a energia solar então é que depois de construir a estrutura, os custos de operação para dessalinização chegam a quase zero – afinal, a fonte de energia solar não gera custos.

Por são desenvolvidos sistemas tecnológicos competentes que usam a energia solar, como por exemplo a técnica chamada eletrodiálise e a osmose reversa.

Como funciona esse processo com energia solar?

Até chegar a etapa de fornecimento de água potável o procedimento de dessalinização passa por diversos outros pontos.

A água salgada é captada no mar por meio de bombas, vão para as máquinas de dessalinização e fica sob pressão. Depois passa por membranas semipermeáveis para que os sais e as impurezas fiquem retidos e assim a água saia da máquina dessalinizada e armazenada em um reservatório.

Na técnica eletrodiálise o sal é dissolvido na água e transforma-se em partículas com cargas elétricas positivas e negativas. Para que essas partículas sejam retiradas da água, é necessário usar membranas elétricas que atraem as cargas como um imã. Isso quer dizer que, assim como um circuito elétrico, os íons são puxados e retirados para fora da água indo em direção aos eletrodos!
Uma unidade usando esse sistema é capaz de conseguir abastecer e irrigar uma pequena fazenda ou até atender às necessidades de uma população com aproximadamente até cinco mil pessoas – o que serve como uma ótima solução para não sofrer impactos de crises hídricas.

Como ter acesso a água potável?

Só pelo fato de se preocuparem em desenvolver meios de conseguir mais alternativas para ter água potável, dá para reconhecer a importância do segmento de aluguel de caminhão pipa.

Alugar caminhão pipa é uma forma rápida de ter acesso a água potável para conseguir realizar diversas atividades – desde as necessidades básicas, como encher caixa d’água, até encher piscina ou irrigar jardins.

Entende-se então que a locação de caminhão pipa é um serviço disponível para todos os segmentos e até para residências. Por isso é possível cotar preço caminhão pipa e solicitar:
Água potável para clubes;
– Água potável para mercados;
Água potável para condomínios;
– Água potável para escolas;
Água potável para construtoras;
– Água potável para academias;
Água potável para hospitais;
– Água potável para universidades;
Água potável para hotéis;
– Água potável para clínicas;
Água potável para indústrias;
– Água potável para shoppings;
Água potável para lavanderias;
– Água potável para pequenos estabelecimentos;
Água potável para piscina;
Entre outros!

Para encontrar uma empresa que faça esse tipo de serviço e corresponda às suas expectativas e necessidades, basta se dedicar em pesquisar sobre o segmento e entrar em contato com as que mais te interessarem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook