O óleo, líquido utilizado em quantidade para fazer alimentos que os brasileiros adoram, é um dos grandes motivos da contaminação da água potável. Leia!

Qual a relação do óleo de cozinha e a poluição das águas?

O líquido utilizado em grande quantidade para fazer a maioria dos alimentos que os brasileiros adoram, é um dos grandes motivos da contaminação da água potável. O hábito comum de descartar o óleo de cozinha utilizado em residências, bares e restaurantes é o grande vilão da poluição da água e do meio ambiente.

Diante disso, explicaremos qual é a relação do óleo de cozinha e a poluição do fornecimento de água potável, confira.

 

Poluição da água potável

O óleo de cozinha é composto por uma mistura de substâncias que como sabemos, não se mistura com a água devido à diferença de densidades. Quando juntos, o óleo forma uma película na água capaz de causar grandes problemas ambientais.

Nos mares e lagos, por exemplo, essa camada de óleo impede a entrada de luz e gás oxigênio, fazendo com que os peixes sejam prejudicados.

Além disso, o descarte de óleo de cozinha em ralos e vasos sanitários são grandes causadores do entupimento de encanações, que também podem prejudicar o abastecimento de água potável.

Antes da água chegar em nossas casas através do encanamento, ou por caminhão de água, ela é passa por Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que separam o óleo da água e despejam em mananciais. Contudo, apenas 46% da água no Brasil recebe o tratamento adequado, sendo assim, muito água imprópria é descartada incorretamente.

 

Descarte adequado

Saber fazer o descarte do óleo de cozinha, sem prejudicar a água potável para condomínios, indústrias, empresas e hospitais é fundamental.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o óleo de cozinha, quando retidos no encanamento, podem causar entupimentos nas tubulações e se espalhar na superfície de rios e represas, prejudicando a vida de muitas espécies que vivem nesses habitats.

Para que o transporte de água potável até sua residência, o descarte correto do líquido deve ser feito, com as seguintes dicas:

  • Armazene o óleo de cozinha velho em uma garrafa PET;
  • Mantenha fora do alcance de crianças e de animais de estimação;

Existem várias ONGs responsáveis pela coleta de óleo de cozinha, a fim de reciclá-los, não deixe de procurar uma perto de sua residência.

 

Reciclagem do óleo de cozinha

Se você não encontrar nenhuma ONG próxima à sua residência, algumas alternativas podem ajudar:

  • Produção de sabões: aquele sabonete que salva vidas em tarefas domésticas pode ser feito com óleo de cozinha;

Além dessa alternativa doméstica, o óleo pode ser utilizado para:

  • Produção de biodiesel;
  • Produção de tintas a óleo;
  • Produção de massa de vidraceiro.

Agora que você já sabe como o óleo pode afetar o abastecimento de água potável e o meio ambiente, não deixe de utilizar nossas dicas para fazer o descarte correto dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *