Saiba quais são as variações de feijões e seus benefícios

Saiba quais são as variações de feijões e seus benefícios

O Brasil é o terceiro maior produtor de feijão do mundo, atrás apenas do  Myanmar e da Índia. A média da produção nacional de feijão, na safra de 2017/2018 foi de 3,39 milhões de toneladas em uma área de 3,24 milhões de hectares. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, o Paraná é o maior produtor de feijão brasileiro, seguido pelo estado de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

Existem 14 tipos de feijões que são cultivados no Brasil, que se adaptam às diversas condições de clima e solo. Conheça algumas variações deste grão tão importante para o país e conheça os benefícios de cada um deles.

Feijão preto

O feijão preto é muito consumido no Rio Janeiro e no Rio Grande do Sul. É usado para preparar a tradicional feijoada. Este grão é fonte de fósforo, cálcio, magnésio, manganês, ferro e zinco. Por ter pouca quantidade de sódio e pela presença do potássio, cálcio e magnésio, o feijão preto diminui a pressão arterial. Fonte de vitamina B6, o feijão preto também previne problemas no coração.

Feijão carioca

O feijão carioca é uma das versões mais presentes nas mesas dos brasileiros. É rico em cálcio e fósforo e ajuda a controlar o apetite.  É uma das versões do grão com maior quantidade de ferro – ideal para gestantes.

Feijão vermelho

Com coloração avermelhada, este feijão é rico em fibras e retarda a fome. Além disso, o feijão vermelho também diminui os níveis de colesterol e tem propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres.

Feijão branco

O feijão branco  é usado em saladas, sopas e cremes e para fazer dobradinha. Com propriedades desintoxicantes, o feijão branco também auxilia o organismo a não absorver muita quantidade de açúcar, auxiliando, portanto no emagrecimento.

Feijão fradinho

O feijão fradinho tem alto valor nutritivo e pode ser identificado facilmente por sua cor clara e por uma pequena mancha mais escura na lateral. O feijão fradinho pode ser usado em saladas, com carnes e até mesmo em farofas.

Junto com a lentilha, o grão de bico e a ervilha, o feijão pertence à família das leguminosas. Uma xícara de um de feijão carioca, por exemplo, contém em média 127 calorias. O consumo com o arroz, é muito benéfico, pois, o feijão abaixa o índice glicêmico do arroz e reduz o acúmulo de gordura e os picos de insulina.

Caso sua família consuma grande quantidade deste grão diariamente, uma das dicas para economizar é comprar feijão no atacado.  Atualmente já existem alguns tipos de sites que possibilitam comprar online de diferentes fornecedores no atacado.

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