Conheça o que é Manual Perda Zero de Pellets e por que ele é importante

Manual protege meio ambiente das resinas termoplásticas

Estima-se que fabricação mundial de resinas termoplásticas cresceu  entre 1,5 milhão a 5 milhões de toneladas anualmente nos anos 50, para mais de 270 milhões de toneladas em 2010.

Para se ter uma ideia, segundo dados da Abiplast, Associação Brasileira da Indústria do Plástico,  no Brasil, o  hábito de comprar resinas termoplásticas  também influenciou diretamente no aumento de  produção das resinas termoplásticas que agora passam de  de 5 milhões de toneladas ou 28 kg por habitante.

Em decorrência da larga escala de produção, aplicabilidade e resistência de termoplásticos como poliacetal pom, nylon 6.6, plástico abs, plástico polipropileno, os compostos plásticos começaram a ser vistos com preocupação pelos ambientalistas e pelas próprias indústrias de polímeros, cujos objetivos são diminuir os prejuízos financeiros e  contribuir para que material não migre para o meio ambiente.

A elaboração do Manual Perda Zero de Pellets é um exemplo do esforço conjunto dos ambientalistas e da comunidade protetora do meio ambiente, confira mais informações.

 

 O que são Pellets

Pellets plásticos são pequenas esferas de plástico, produzidas por fabricantes de resinas termoplásticas para posteriormente serem encaminhadas para as indústrias de transformação e servirem como matéria-prima para produção de sacos, copos e utensílios de plásticos.

 

O que é o Manual Perda Zero

Em uma pesquisa recente  do professor Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO/USP), constatou-se que cerca de 1.4 bilhão de pellets estavam presentes nas praias da bacia de Santos e São Vicente, em um total de 30 toneladas.

Acredita-se que esta matéria-prima chega nos mares e oceanos a partir do seu transporte e passa então a representar um risco eminente a vida marinha.

O Manual Perda Zero de Pellets foi criado por meio da parceria do Instituto Oceanográfico da USP e Plastivida, com a participação da Abiplast. O documento auxilia a empresa de polímeros na cadeia produtiva, empresas transportadoras e prestadores de serviços a reduzirem a perda de pallets plásticos e traz orientações sobre manuseio, armazenagem e transporte do material.

Em sua próxima compra de resinas plásticas industriais certifique-se de fazer negócio com empresas responsáveis e que tenham compromisso em seguir as recomendações do Manual Perda Zero de Pellets.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook