Tudo sobre laudo de estanqueidade

Tudo o que você precisa saber sobre laudo de estanqueidade

Existem vários laudos técnicos que são importantes para uma uma residência ou comércio, o laudo de estanqueidade é um deles. Atestado e laudo de gás são feitos para verificar se não há nada errado com a tubulação, sendo essencial para segurança.

Você já deve ter visto notícias sobre incêndios devido à problemas na instalação de gás, por isso esses laudos servem para evitar acidentes e evitar desperdício de gás.

Como é feito?

Esse atestado técnico das instalações de gás deve ser feito por um profissional. Por isso, procure uma assessoria empresarial para te ajudar a realizar este e outros atestados e laudos.

A pessoa responsável pelo laudo de estanqueidade divide a tubulação em segmentos e verifica se há vazamentos ou outro problema. Por isso, observa as válvulas, medidores de pressão.

É utilizado ar comprimido para saber se há algum problema. Um equipamento chamado de manômetro verifica se a pressão interna sofreu alterações.

Além disso, o profissional também deve registrar a necessidade de manutenção preventiva e outros reparos, portanto faz uma inspeção completa. O teste leva cerca de duas horas para ser feito.

Por que é importante?

Como já foi falado acima, é muito importante realizar esse laudo para garantir a segurança de todos. No entanto, vale ressaltar essa importância, uma vez que muitas pessoas consideram um gasto de dinheiro.

Pela residência ou estabelecimento não apresentar sinais de vazamentos ou problemas na tubulação de gás, as pessoas deixam de lado esse teste, o que é um grande erro!

Prevenir é sempre melhor! Além disso, esses atestados são exigidos pelo corpo de bombeiros. Segundo a Lei NBR 15358, o laudo de estanqueidade deve ser realizado a cada 12 meses em estabelecimentos comerciais. Já em residências, o teste deve ser feito a cada 5 anos, de acordo com a NBR 15526.

As tubulações podem apresentar problemas com o tempo e, às vezes, os sinais aparecem antes do período definido para realizar o teste. Assim, se você sentir cheiro de gás ou perceber que há algo irregular, chame uma empresa especializada para evitar danos.

Se as normas não forem cumpridadas, os donos dos estabelecimentos estarão legalmente responsáveis por acidentes e outros problemas. Também pode receber multas e outras penalizações.

Procure uma assessoria empresarial

Como já foi falado, o atestado técnico das instalações de gás é importante para a segurança, por isso é necessário atenção na hora de contratar os serviços de uma assessoria empresarial.

O laudo de estanqueidade precisa ser acompanhado da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Isso garante que  o profissional que realizará o teste seja competente e tenha responsabilidade. Assim, verifique se a empresa está dentro dessa questão.

Pesquise uma empresa especializada em assessoria empresarial de confiança. Ela poderá te ajudar não só com esse laudo, mas também com laudo de ruído, licença de funcionamento, entre outros documentos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook