Benefícios do Pilates para a saúde mental

Bola de pilates e acessórios: Benefícios do Pilates para a saúde mental

Muito mais que uma atividade física, o Pilates também é praticado por conta dos benefícios para a saúde mental. Fazer exercícios com a bola de pilates ou com os outros aparelhos causa a sensação de bem-estar nos praticantes.

Em tempos de isolamento social, o cuidado com o corpo e mente são ainda mais necessários. A prática do Pilates pode ser feita em aulas online ou apenas com a  ajuda de vídeos gravados por professores. No entanto, é importante seguir os comandos do profissional para não se machucar.

Confira alguns dos benefícios para a saúde mental:

Ajuda a diminuir o estresse

Com exercícios em cima de tapete de yoga e pilates, com ou sem aparelhos, as aulas de Pilates são tranquilas. Além de trabalhar a flexibilidade, tonificar os músculos e emagrecer, a modalidade também melhora a concentração e o equilíbrio.

Assim, as aulas ajudam a diminuir o estresse causado pela rotina agitada dos brasileiros.

Combate a ansiedade

Um estudo publicado no jornal Complementary Therapies in Medicine feito com pessoas que praticavam Pilates apontou uma redução de 46% nos sintomas de ansiedade.

Especialistas acreditam que pela atividade trabalhar a respiração, o nível de relaxamento é maior. Assim, os exercícios com super band ou solo ajudam a melhorar a saúde mental.

Redução de sintomas da depressão

O mesmo estudo também relatou que o Pilates é capaz de reduzir em até 81% os sintomas da depressão. Um dos motivos é a interação social que ocorre nas aulas, fazendo que com os praticantes se sintam melhor.

Cada aula de pilates e yoga é diferente, variando de acordo com o professor, espaço, faixa etária dos alunos e condições. Muitos studios oferecem apenas o “Pilates Solo”, ou seja, aquele que só utiliza um tapete antiderrapante pilates.

No entanto, para deixar as aulas mais dinâmicas e potencializar os resultados, o Pilates conta com diversos aparelhos. Com certeza você já deve ter visto a bola de pilates por aí, uma vez que ela é um dos acessórios mais utilizados.

Equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora são trabalhados com a bola suíça. Também há o anel de pilates, trazendo diversas opções de movimentos para os braços, pernas, entre outras partes do corpo.

Ajuda na consciência corporal

A consciência corporal é importante em todas as modalidades, uma vez que ajuda a conhecer os limites do seu próprio corpo. Durante as aulas, os instrutores trabalham essa questão, fazendo com que o aluno se concentre no exercício com a meia bola bosu, com anel tonificador ou até sem acessório.

Proporciona o equilíbrio emocional

Nas aulas de Pilates, os praticantes trabalham a concentração, equilíbrio e a calma. Isso não se limita apenas ao studio, mas é aplicado fora da academia também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook