Descubra os benefícios do banho de ofurô para bebês

Descubra os benefícios do banho de ofurô para bebês

O banho de ofurô para bebês, também chamado de banho no balde, é uma opção alternativa à banheira capaz de trazer inúmeros benefícios aos bebês. Se você possui uma banheira de hidromassagem em casa e quer saber mais sobre como proporcionar sensação de bem-estar ao seu filho, continue lendo nosso conteúdo.


Banheira de ofurô infantil

É importante não confundir o ofurô infantil com os ofurôs comuns, próprios para adultos. Estamos nos referindo a uma estrutura que mais parece com um balde e que foi criada na Holanda em 1997. Ele proporciona ao bebê a sensação aproximada ao útero materno, de conforto e aconchego, pois, a criança fica em posição fetal em uma temperatura que deve ficar entre 36º e 37ºC.

Uma vez em que a banheira de ofurô é justamente para o relaxamento do bebê, o mais indicado é que a higienização seja feita durante o banho convencional.

A banheira de ofurô deve ser preenchida com ¼ de sua capacidade – dessa forma, a água deverá subir no máximo a altura dos ombros.  Se o seu bebê ainda não consegue manter a cabecinha firme, considere uma quantidade menor de água (na altura da barriga) e ajude-o com a sustentação. Em hipótese alguma o bebê deve ficar sozinho durante o banho de ofurô.


Benefícios do banho de ofurô para bebês

Por proporcionar o aconchego do útero materno, o banho de ofuro relaxa o bebê, sobretudo os mais agitados.

Aproveitar esse relaxamento para bebês que não dormem bem, é uma excelente estratégia fazê-los descansar melhor. Aposte nesta técnica um pouco antes de colocá-lo para dormir.

As cólicas dos bebês são muito comuns nos primeiros meses de vida, em certo ponto as mães acabam não sabendo mais o que fazer para que a dor amenize. O banho de ofurô em temperatura adequada pode ser um aliado para acalmar o bebê durante as crises de cólica. A duração do banho do bebê no ofurô pode durar no máximo 20 minutos, para que a pele fina do bebê não seja prejudicada.

Assim como banho de ofurô com hidro para adultos, o  banho infantil também estimula a circulação sanguínea e as habilidades psicomotoras do bebê.

Banho de bebês em ofurôs convencionais 

Dar banho em um recém-nascido que não tem firmeza no corpo em uma banheira baixa e funda, como o ofurô pode ser um tanto quanto difícil. Em banheiras de hidro existe o risco de escorregões, portanto, o melhor é esperar até que a criança seja capaz de sentar e se manter firme. Nem pense em ligar a hidromassagem, pois, os jatos podem assustar e machucar a pele do bebê. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook