envidraçamento de sacada

Normas referente ao envidraçamento de sacadas

 

Você sabe qual é a real importância de contar com profissionais especializados e qualificados para realizar o envidraçamento de sacada? Para que esse acessório de decoração seja seguro e não se torne uma grande dor de cabeça, é preciso seguir uma série de normas que atestam a eficiência e a segurança dos serviços prestados.

O investimento em uma cortina de vidro possui muitas vantagens que faz com que seja praticamente unânime a instalação de vidros em sacadas de apartamentos. Para que você usufrua de todas as vantagens é necessário se atentar a empresa e as normas pertinentes a sua instalação.

 

Norma NBR 16259

 

A norma NBR 16259 é específica aos sistemas do envidraçamento de sacada – Sendo assim, ali consta os requisitos e métodos de ensaio, definindo esse produto como um sistema composto por painéis deslizantes, pivotantes e/ou fixos de vidro de segurança, que tem como objetivo possibilitar a proteção parcial contra intempéries de uma sacada ou varanda.

O vidro utilizado no envidraçamento de sacada deve atender os valores de pressão de vento da região e até mesmo do país em que será instalado, além das características da edificação, de forma que seja aprovado nos ensaios — tudo de acordo com os itens estabelecidos pela norma.


Norma NBR 7199


A norma NBR 7199 é específica para os vidros na construção civil — projeto, execução e aplicação. Sendo assim, essa norma estabelece as regras gerais para utilização do vidro. Todos os profissionais da área devem seguí-las sem nenhuma exceção.

Houve uma atualização da norma em 2016 que a deixa mais simplificada, principalmente na definição dos tipos de vidros para cada aplicação que podem variar se for uma cobertura de vidro, ou guarda corpo de vidro, por exemplo.


Norma NBR 14698

 

Esta norma especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança, a durabilidade e a qualidade do vidro temperado plano em suas aplicações na construção civil, na indústria moveleira e nos eletrodomésticos.

A NBR 14698, criada em 2001, especifica os requisitos gerais e defeitos, manchas e distorções que podem ocorrer no vidro temperado, esclarecendo sobre o limite tolerável. Ou seja, para envidraçamento de sacada, muro de vidro e até mesmo projetos corporativos com material temperado é preciso além de seguir a norma da ABNT 16259 e 7199, é necessário acompanhar os tópicos da NBR 14698.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook