Como conservar o material escolar do seu filho por mais tempo

Como conservar o material escolar do seu filho por mais tempo

Todos os pais sabem que comprar material escolar pesa no bolso, né? No fim das férias e início do ano letivo, os pais querem economizar na compra. No entanto, a melhor maneira de gastar menos é reutilizar os compasso e esquadro e outros itens do ano anterior!
Portanto, os materiais escolares devem ser conservados durante o ano todo para que a criança consiga usá-los de novo! Mas como fazer isso? Vamos dar algumas dicas!

Converse com seu filho

O primeiro passo para conservar os materiais é conversar com seu filho, já que é ele quem usará no dia a dia. Explique que os produtos são caros e por isso, é necessário cuidar bem para usar no ano seguinte.
Se a criança for pequena e não entender direito, aproveite a oportunidade para dar uma aula sobre dinheiro.
Depois que ele entender, combine algumas regras para a utilização do material, como:

  • lavar e enxugar as mãos antes de pegar nos materiais;
  • colocar todos os lápis, caneta marca texto no estojo;
  • cuidar da mochila e lancheira escolar

Escolha mochilas impermeáveis e fortes

A mochila escolar costuma ter um preço elevado, por isso muitos pais optam por comprar a cada dois anos, por exemplo. Para garantir o bom estado, não deixe se enganar pelos preços baixos e péssimas qualidades, o barato pode sair caro!
Na hora de escolher a mochila para o seu filho, prefira as impermeáveis e de boa qualidade, ou seja, mais resistentes.

Encape os cadernos e livros

Caderno aramado e livros merecem atenção especial. Umas maneiras mais eficazes para conservar esses produtos é encapar com papel contact. Assim, evitará que as capas amassem ao longo do tempo.

Coloque etiquetas

É comum as crianças esquecerem e perderem materiais na escola. Por isso, coloque etiquetas com o nome da criança, pois será mais fácil a devolução.
Colocar etiquetas em apontadores, régua e todos os outros itens leva paciência e tempo, mas vale a pena! Pense que se seu filho perder um corretivo líquido, por exemplo, e estiver sem nome, você terá gastos para comprar um novo.

Organização e rotina

Outra dica é criar uma rotina com seu filho para verificar o material escolar e manter a mochila organizada. Portanto, toda noite abra a mala da criança e veja se todos os itens estão ali e como está o estado.
Também é importante não deixar livros, pasta suspensa, cadernos jogados na mochila, pois há chance de quebrar ou amassar algo.

Aproveite esse momento para ensinar seu filho

Como já foi dito acima, a conversa no início do ano para conservar os materiais é um momento para dar uma aula para ele. Durante o ano, se você perceber que ele não está cuidando dos itens, converse novamente, assim a criança aprenderá como respeitar as regras e ter cuidados com aquilo que é seu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook