Como é feita a medição acústica para laudo

Como é feita a medição acústica para laudo

O processo de medição acústica é um dos laudos técnicos e serve para saber se os sons emitidos em um local estão dentro das normas. Mas como conseguir esse laudo de ruído, como é feito e por que é tão importante? Continue lendo para saber mais sobre o assunto!
Esse tipo de laudo, assim como laudos estruturais e atestados, devem ser feitos por profissionais. Assim, procure uma empresa especializada em assessoria em obras para você não ter problemas!
O técnico avalia os ruídos do local e verifica se o estabelecimento está dentro das regras para emitir o laudo. Para que a medição seja justa, os profissionais têm altura e local certo para captar o som.
Geralmente, em ambientes externos, o microfone deve ser posicionado a 1,2 metros de altura em relação ao solo. Além disso, devem manter distância mínima de 1,5m das paredes, edifícios.
Já nos ambientes externos, o responsável pelos laudos deve captar o som voltado para as janelas, com distância mínima de 1 metro das paredes, 1,2m acima do solo e 1,5m das janelas.

Quais são as leis?

Já dissemos que o som deve estar dentro das leis, mas quais são elas?

  • Lei do ruído;
  • ABNT NBR 10.151:2000
  • ABNT NBR 10.152: determina o procedimento para a medição de ruídos, além de estabelecer os níveis de ruídos;
  • NR 15, Decreto Lei Nº 3.214 de 1978: estabelece o máximo de exposição de ruído que um trabalhador pode suportar no ambiente de trabalho, como em indústrias

Por que é importante?

O laudo de medição de ruído é muito importante para saber se o estabelecimento incomoda vizinhos, além de verificar se segue as normas ou não. Caso esse documento não esteja em dia, o dono do local terá consequências como:

  • Multa;
  • Não liberação da licença de funcionamento;
  • Fechamento do estabelecimento, caso já esteja funcionando

Por que procurar uma empresa de assessoria empresarial?

Para você ter uma ajuda nas questões burocráticas de uma obra, é essencial que você conte com uma boa empresa de assessoria empresarial.
Não é apenas o laudo de ruído que os profissionais realizam. Outros documentos como alvará de licença de funcionamento, atestado de conclusão de obras, por exemplo, também pode ser emitidos com a ajuda de uma empresa especializada.
Assim, os assessores vão prestar apoio em várias etapas da sua obra. Desde orçamento, documentos relacionados à prefeitura e outros atestados e laudos.
Mas como escolher uma empresa de confiança? Com vários serviços de assessoria no mercado, a hora de escolher um para contratar é difícil. Para você não se decepcionar e ter prejuízos, recomendamos que você pesquise empresas que possuem experiência na área e que sejam conhecidas.

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