Como facilitar a comunicação com deficientes auditivos

Como facilitar a comunicação com deficientes auditivos?

Deficientes auditivos são aqueles que possuem perda auditiva leve a moderada, sendo que na maioria dos casos, o problema é reduzido com aparelho ou implante auditivo. Em alguns casos, o problema é de nascença ou pode ser adquirido devido a um acidente ou com a idade.
Ter alguém próximo com deficiência auditiva exige cuidado e atenção à comunicação. Para que você consiga conversar e não tenha constrangimentos, separamos algumas dicas!

Fale devagar

Para que a pessoa com deficiência auditiva consiga entender o que você está falando sem dificuldade, é importante falar devagar, mas com naturalidade. Assim, o indivíduo conseguirá prestar atenção.

Não fale nem muito alto, nem muito baixo

Muitas pessoas acreditam que para se conversar com alguém com perda na audição é necessário gritar ou falar alto demais. Porém, com o desumidificador em dia e outros acessórios de aparelhos auditivos, o deficiente conseguirá escutar se você falar sem gritar. Dependendo do grau de audição, a pessoa poderá pedir para você falar mais alto.

Fale de frente para a pessoa

Falar de frente para o deficiente auditivo facilita no entendimento. Se vocês não estiverem frente a frente, há uma boa possibilidade da pessoa perder uma parte de uma palavra ou de uma frase.
Além disso, deficientes com uma perda auditiva maior podem utilizar a leitura labial para ajudar na comunicação.

Tenha paciência

A principal dica para facilitar a comunicação com uma pessoa com perda auditiva é manter a paciência. Repita as frases, fale mais devagar ou mais alto se a pessoa pedir, mas não se irrite!

Dê apoio

Os deficientes auditivos precisam de apoio de familiares e amigos. Para facilitar ainda mais a comunicação, o deficiente precisa ter os acessórios para aparelho auditivo necessários, como desumidificador de aparelho auditivo, bem como baterias e pilhas para aparelho auditivo.
Tente se colocar no lugar do outro. Algumas atitudes podem deixar a pessoa que usa aparelho ou implante auditivo constrangida ou chateada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook