Molho, extrato e polpa de tomate quais as diferenças

Molho, extrato e polpa de tomate: quais as diferenças?

O molho, extrato e polpa de tomate são encontrados na composição de diferentes pratos da culinária de diversas regiões e culturas. 

Algumas pessoas costumam confundir esses três ingredientes e muitos, inclusive, acreditam que são a mesma coisa. Apesar da grande semelhança, existem algumas diferenças notáveis que diferenciam o molho, o extrato e a polpa de tomate.

Com tantas opções disponíveis nos fornecedores atacadistas, é comum que haja confusão na hora de escolher o ingrediente ideal para as suas receitas.

Confira as principais diferenças entre o molho de tomate, o extrato e a polpa.

O que é molho de tomate?

Em seu fornecedor atacado, você com certeza já deve ter se deparado com uma infinidade de opções de molhos de tomate e pode não saber a diferença dele para as outras opções de polpa e extrato.

O molho de tomate é processado, diluído e temperado com sal, cebola, alho e com diversas especiarias — como manjericão e orégano.

Esse ingrediente vem pronto para ser incluído nas receitas e para ser consumido. Por esse motivo, é a opção ideal para quem procura facilidade e praticidade.

O que é extrato de tomate?

O extrato de tomate, por sua vez, é a versão mais concentrada que pode ser encontrada nos fornecedores atacadistas. Isso ocorre porque o extrato de tomate é obtido através da polpa, extraída do fruto, formando uma mistura concentrada.

Além da concentração, a principal diferença do molho e do extrato de tomate é o tempero. Ao contrário do molho, o extrato de tomate não é pronto para consumo, necessita ser diluído. Dessa forma, não é uma opção tão prática para quem procura facilidade. 

Por outro lado, é a alternativa ideal para as pessoas que gostam de incluir seus próprios temperos em suas receitas. Isso porque o extrato de tomate pode ser temperado conforme a necessidade do prato.

O que é polpa de tomate?

Também conhecido como purê, a polpa de tomate é, basicamente, o tomate processado e puro. 

É menos concentrado do que o extrato de tomate e também não vem temperado e pronto para consumo. Necessita ser temperado como preferir. É uma opção extremamente saborosa e saudável.

Tudo depende da receita

O molho de tomate, o extrato e a polpa possuem suas próprias características e especificações. No momento da escolha, é importante considerar a receita e seus objetivos.

Por exemplo, se você pretende fazer massas frescas para o almoço e está procurando uma opção fácil e prática, o molho de tomate pode ser uma excelente alternativa.

Para preparar pratos ainda mais econômicos com esses ingredientes, é importante procurar pelos melhores preços. Compre no atacado e também as melhores ofertas de Nutella, bebidas baratas e lata de leite condensado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook