Dicas de cuidados na hora de fazer caminhada

Dicas de cuidados na hora de fazer caminhada

A caminhada é um exercício físico universal, ou seja, pode ser feito por qualquer pessoa, independente da idade, classe social ou disponibilidade de horários, afinal, é uma prática que pode ser executada em qualquer lugar.

Além disso, é um dos exercícios físicos mais seguros do ponto de vista ortopédico e cardiovascular, dando mais disponibilidade e bem-estar.

Por mais que seja uma prática simples, alguns cuidados devem ser tomados. Seguir determinadas dicas como quais roupas fitness utilizar, benefícios dessa prática, qual o tempo certo de duração de uma caminhada, pode fazer toda a diferença para que você pratique esse exercício com maestria, seguindo os cuidados necessários para o seu bem e de seu corpo.

No artigo a seguir, daremos algumas dicas necessárias para você que deseja fazer caminhada diariamente. Desde as roupas de academia que se deve escolher, até o tempo certo de duração dessa prática. Acompanhe o artigo e saiba mais!

Benefícios da prática da caminhada

A caminhada, quando praticada de forma correta, tem diversos benefícios para a saúde e bem-estar das pessoas. Os principais benefícios são: melhora do condicionamento físico, ajuda na circulação sanguínea, evita sintomas de trombose, combate o colesterol ruim e favorece o controle de doenças como hipertensão ou diabetes, dentre outros.

Utilizar uma legging de boa qualidade com alguma camiseta velha, já é um grande passo para se vestir corretamente para executar seu tempo diário de caminhada da forma certa. 

Quais roupas utilizar?

A escolha das roupas também faz grande diferença para uma boa execução na hora da caminhada. Por mais que seja uma prática de atividade física mais leve e simples, os cuidados com as roupas corretas devem permanecer. 

Dessa forma, utilize tops fitness, para garantir uma boa sustentação nos seios, caso durante a caminhada você deseje andar mais depressa. Leggings e bermudas fitness de boa qualidade, além de, claro, tênis específicos para a prática de exercícios, que possuam amortecedor e sejam confortáveis.

Se aqueça antes da caminhada

Fazer um breve aquecimento antes do início da sua caminhada é muito importante. Uma dica é colocar uma calça de moletom para malhar e pular corda antes de sair andando. O moletom ajuda o corpo a esquentar mais rápido, fazendo você suar e queimar calorias com mais facilidade.

Outra opção de aquecimento, para quem não aguenta pular ou não gosta da ideia, é se alongar. Bata borboleta com as pernas, estique os braços para cima, rotacione seu pescoço, tudo isso ajuda seu corpo a ficar mais à vontade e você pode fazer sua caminhada sem receios de se machucar ou distender algum músculo.

Duração correta da caminhada

Caso você seja iniciante nessa prática, 30 minutos 3 vezes na semana é o tempo ideal. A partir do momento em que seu corpo se acostumar mais com essa rotina, vá aumentando o tempo de duração para 40, 45, até chegar nos 50 minutos, fazendo 5 vezes na semana. Mas isso, somente quando você estiver 100% acostumada com a prática dessa atividade, tudo no seu tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>