Cuidados essenciais na hora de tomar a vacina

Desde o início da pandemia do coronavírus, o  mundo inteiro anseia por uma vacina. E finalmente, depois de muitos testes, a tão esperada vacina já é uma realidade entre nós. Os planos de vacinação já estão acontecendo e os grupos de imunização já estão sendo vacinados, todos na sua ordem de prioridade e com o auxílio de grades para controle de acesso de pessoas.

Porém, até mesmo para ir tomar a vacina nos postos de saúde precisamos nos atentar aos cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o distanciamento social, para isso é necessário saber como organizar filas de espera.

Respeitando o distanciamento social

A OMS recomenda que as pessoas evitem ao máximo sair de casa para aglomerações. Entretanto, nos casos necessários, como para ir ao posto de vacinação, o ideal é que os cuidados não deixem de ser tomados, e inclusive sejam redobrados. 

Mesmo com a obrigatoriedade da utilização de máscaras e a recomendação do álcool em gel, é muito importante manter o distanciamento social. A recomendação é que as pessoas nas filas estejam a pelo menos 1 metro e meio de distância uma das outras, sendo recomendado o aluguel de organizadores de fila.

Para isso, deve existir demarcações nos chãos e uma fiscalização para que as regras de distanciamento sejam devidamente cumpridas. Somente dessa forma, a vacinação ocorrerá de forma tranquila, sem que as pessoas corram risco de contaminação na fila dos postos de saúde.

Manter a organização é essencial!

A organização é essencial para manter a ordem de todo e qualquer lugar. Principalmente nesse momento de pandemia, onde as taxas de infecção estão crescendo cada dia mais, sendo necessário organizador de fila de postos e principalmente, grades de isolamento para hospitais, visando manter segurança e organização durante a vacinação.

Quando pensamos nos idosos, que são o grupo de risco mais afetado pela pandemia, é ideal que essas regras sejam seguidas à risca, e que os cuidados sejam redobrados para que ninguém seja colocado em risco.

Além da atenção com o distanciamento social nas filas, as pessoas devem estar sempre atentas também no ato da aplicação da vacina e na fila, ficar atrás das grades para o distanciamento social de pessoas.

Toda a preparação, a abertura de seringas e agulhas, devem ser feitas na frente do paciente,. O paciente ou seu responsável tem direito de ver a ampola, sua data de validade e o lote do produto. 

Além disso, nunca aceite receber frascos de doses abertas, verifique sempre o lacre antes da aplicação. 

Cuidados essenciais na hora de tomar a vacina

Cuidados essenciais na hora de tomar a vacina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>