Como higienizar aparelhos de musculação

Você sabe como higienizar aparelhos de musculação?

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Riscos e Proteção para Doenças crônicas, elaborada em 2017 pelo Ministério da Saúde, a musculação é a segunda prática física mais comum, sendo praticada por 17,7% dos brasileiros.

Os aparelhos de musculação são objetos propícios para a propagação de bactérias, por serem utilizados diariamente por diferentes pessoas, a higienização dos mesmos precisam se tornar um hábito.

Pensando nisso, o post explicará como fazer a higienização correta dos aparelhos.

 

Importância da higienização

As academias tradicionais não possuem aparelhos de musculação para todos os clientes, sendo assim, muitas pessoas utilizam o mesmo aparelho, sejam barras fixas, banco de agachamento, ou aparelhos mais simples como o halter.

É natural do corpo humano soltar bactérias e as acumular na pele, ou seja, é muito fácil contaminar os equipamentos e a si mesmo. Entrando em contato com diferentes bactérias você pode desenvolver algumas doenças, como micoses, candidíase e outras ainda mais graves.

Diante disso, é recomendado que as academias forneçam um borrifador com álcool e pano, para que os alunos façam a higienização adequada dos aparelhos. É papel da academia fazer a limpeza periódica dos colchonetes e de outros aparelhos que nem todos os alunos têm acesso.

 

Como higienizar os aparelhos de musculação?

A higienização de aparelhos de musculação em academias precisam se tornar um hábito, é muito simples fazer a higienização correta, confira o passo a passo:

  • Utilize os produtos adequados: um álcool é a melhor opção para esse tipo de higienização, você pode adicioná-lo à superfície com a ajuda de um pano e até mesmo de um papel toalha;
  • Evite soluções de limpezas perigosas: como a água oxigenada, bórax e água sanitária;
  • Faça a higienização completa dos aparelhos, sem esquecer nenhuma parte após a utilização;
  • Em caso de colchonetes ou tapetes de ioga, capriche na limpeza porque eles são os lugares que mais acumulam sujeira.

É uma tarefa simples, mas que é esquecida por muitos durante o cotidiano, pense em sua saúde e na saúde do próximo!

 

Covid-19: evite riscos

Diante do novo cenário mundial, muitos comércios de atividades não essenciais, como é o caso da academia, foram fechados. Atualmente, em alguns lugares do país a reabertura das academias já ocorreram.

Sendo assim, os cuidados e a higienização desses estabelecimentos precisam ser redobrados, caneleiras, colchonetes, barras fixas, todos esses aparelhos estão sujeitos a ser porta da propagação do coronavírus.

Antes de voltar para a academia, certifique-se que a sua academia está seguindo os procedimentos corretos, e que será possível manter a distância social no local. Além disso, siga as seguintes dicas:

  • Lave sempre suas mãos;
  • Use máscara;
  • Não toque em seu rosto;
  • Coloque sua roupa de academia para lavar após fazer exercícios.

E claro, não se esqueça de higienizar os aparelhos de musculação no local, só dessa forma será possível usufruir, de maneira segura o que a academia pode te oferecer.

Se você não pretende voltar para a academia, siga as recomendações e prossiga se exercitando de casa, com seus aparelhos individuais, sem causar mais problemas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *