Dicas para escolher a clínica de recuperação ideal

O tratamento de dependência química é um processo delicado, portanto, não deve ser feito em qualquer lugar. Para ter uma noção da importância da qualidade de uma clínica de recuperação e reabilitação, é preciso pensar que o futuro de uma pessoa que comprometeu sua vida para drogas, bebidas alcoólicas ou para substâncias psicoativas dependerá do tratamento oferecido pela clínica.

Conheça algumas dicas para escolher a clínica de recuperação ideal.

Analise a infraestrutura da clínica

A infraestrutura de uma clínica de recuperação deve ser analisada detalhadamente. Sempre quando for possível, a pessoa responsável pelo dependente químico, que está sob tratamento, deve avaliar as condições da clínica em que o paciente está internado. Antes de fechar o tratamento com a clínica, lembre-se de fazer uma visita ao local.

Uma clínica de internação para dependentes químicos precisa ter uma infraestrutura adequada, garantindo que todos os procedimentos médicos de rotina necessários envolvidos no tratamento do paciente aconteçam da forma correta. A clínica também deve estar preparada para intervenções de emergência, ou seja, ter um médico disponível 24 horas, medicações, protocolos clínicos, entre outros.

Pesquise mais sobre os tratamentos e a rotina do paciente

Prestar atenção no plano estabelecido para o tratamento do dependente químico é uma tarefa muito importante. Procure saber mais sobre algumas informações como a rotina do paciente na clínica, qual a previsão de término para cada etapa do tratamento, quais os medicamentos que o dependente está tomando, entre outras informações.

Em casos de internação involuntária, ou seja, sem o consentimento do dependente químico, os processos de recuperação e de reabilitação podem ser mais difíceis e demorados, tendo em vista que o paciente não queria estar na clínica se submetendo aos tratamentos. Porém, é importante saber que o sucesso do tratamento de dependência química depende da reação do paciente. 

É importante que o responsável pelo dependente químico procure acompanhar de perto as etapas do tratamento, fazendo a sua própria avaliação sobre os progressos do dependente durante o tratamento. Avaliar os serviços oferecidos para a clínica de recuperação também é uma dica importante.

Procure saber sobre os medicamentos e técnicas utilizadas no tratamento do dependente químico

O processo de recuperação e de reabilitação de um paciente em estado de dependência química exige um processo de desintoxicação. Em casos assim, não é recomendável que haja uma interrupção imediata do consumo das substâncias psicoativas por parte do dependente químico, tendo em vista a crise de abstinência e os possíveis efeitos colaterais.

O ideal é que o dependente químico passe a consumir cada vez menos doses das substâncias  psicoativas até que ele deixe de consumi-las por completo, para que assim haja uma desintoxicação do corpo. Profissionais experientes da clínica de recuperação serão responsáveis por administrar este processo, podendo ministrar medicamentos caso o paciente tenha desenvolvido algumas sequelas por conta do uso de drogas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *