Por que o bocal plasma pode interferir na qualidade final do corte?

Por que o bocal plasma pode interferir na qualidade final do corte?

O processo de corte com plasma e bocal de plasma surgiu em 1950, durante o desenvolvimento do processo, os cientistas que estavam envolvidos no trabalho descobriram que se o diâmetro do bocal fosse diminuído, as propriedades dos materiais de soldagem ficavam bastante alteradas.

Atualmente, o processo de corte a plasma é um dos mais utilizados na indústria, especialmente pelas inúmeras vantagens que o corte de plasma consegue entregar na realização de diversas tarefas.

Os bocais de plasma são um dos acessórios mais importantes para a realização do corte, sendo assim, ele pode interferir muito na qualidade final do corte. Continue lendo e saiba tudo sobre o bocal de plasma, tochas e consumíveis!

O que é o corte de plasma?

O corte com plasma pode ser aplicado em diversas atividades, especialmente no corte de diferentes tipos de metais de diferentes espessuras. Geralmente, é utilizado para fazer o corte de aço inoxidável, aço carbono e alumínio.

Para que o corte seja realizado corretamente, é importante utilizar o gás adequado para o corte de cada material, além de comprar bocal de plasma e máquina de corte plasma de qualidade para controlar a vazão do gás no material selecionado.

 

Importância do bocal plasma

O corte com a máquina de corte a plasma é realizada através do gás de corte que contém o eletrodo negativo, produzindo um arco elétrico que ioniza o gás, formando o famoso plasma. A alta temperatura desse plasma é o responsável pelo corte do metal, o plasma é direcionado corretamente através do bocal e bico para corte plasma.

As principais vantagens desse processo são:

  • Economia de gás oxi combustível e oxigênio;
  • Corte mais limpo e com maior qualidade;
  • Utilização em diversos materiais;
  • Maior velocidade de corte;
  • Processo de fácil aprendizagem.

 

Cuidados com o bocal plasma

Por ser um processo bastante delicado, com a utilização de produtos químicos como o líquido de arrefecimento, é essencial que você adote os seguintes cuidados no processo:

  • Sempre use o líquido de resfriamento para não ultrapassar a temperatura durante o corte;
  • Mantenha o fluxo de gás suficiente;
  • Não deixe a tocha muito próximo à chapa durante o corte a plasma;
  • Ajuste a corrente corretamente;
  • Cuidado com a utilização de gases contaminados;

Utilize os consumíveis de plasma corretos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook