CNH

Como tirar Primeira Habilitação

Como tirar Primeira Habilitação

Um dos motivos dos 18 anos serem tão aguardado por vários jovens brasileiros é a esperada CHN, conhecida também por carteira de motorista. O processo de retirada dela é simples, mas muito demorado. Como tirar Primeira Habilitação

O pré-requisito de 18 anos é apenas um dos vários que podem variarar de Estado para Estado. No caso do Estado de São Paulo, os pré-requisitos são:

  • Ser penalmente imputável (maior de 18 anos etc).
  • Saber ler e escrever.
  • Possuir carteira de identidade ou equivalente e Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio.
  • Solicitar o serviço para as categorias “A”, “B” ou “A e B”.
  • Solicitar o serviço na Circunscrição Regional de Trânsito de domicílio ou residência.

 

Com esses pré-requisitos em dia você está liberado para começar o processo da primeira habilitação. O primeiro passo é: procurar o Detran da sua cidade ou uma localidade próxima e se inscrever no processo. Você deve levar  xerox e originais do CPF, identidade e comprovante de residência. Também deverá levar três fotos 3×4 e pagar uma taxa pelo serviço.

Com o pagamento da taxa receberá um laudo, ou seja, uma autorização para fazer os exames médicos necessários com o intuído de analisar sua aptidão física e mental para a condução de um veículo e a avaliação psicológica.

Com resultados positivos dos exames médicos, o próximo passo é procurar um CFC (Centro de Formação de Condutores) para realizar o curso teórico de legislação (45 horas-aula). Será necessário apresentar toda a documentação e o formulário eletrônico entregue pelo médico/psicólogo. Cumprida a carga horária, o CFC emitirá o certificado de conclusão do curso que permite o agendamento do exame teórico.

Marque o exame teórico, compareça à sua Ciretran com o certificado de conclusão do curso teórico e com o comprovante de pagamento da taxa de exames (teórico e prático) para marcar a prova teórica, ou, caso tenha contratado um CFC para realizar este procedimento, o mesmo irá à unidade realizar o agendamento do exame.

Assim que for aprovado no exame teórico, dirija-se a um CFC para realizar matrícula em curso prático. O CFC irá imprimir, via sistema, uma LADV (Licença de Aprendizagem de Direção Veicular) e o candidato poderá iniciar seu curso de direção veicular (20 horas-aula) na categoria pretendida. Após a conclusão do curso, o CFC deverá agendar o exame prático junto à sua Ciretran.

Se você for aprovado nesse Último exame, dentro de alguns dias receberá a sua carteira de habilitação provisória que lhe dará permissão para dirigir pelo período de um ano. Se depois desse período e se você não cometer nenhuma infração, a sua carteira de habilitação definitiva chegará às suas mãos, com duração de cinco anos.

Como tirar Primeira Habilitação

carteira nacional de habilitação

carteira nacional de habilitação

CNH

CNH

como tirar primeira habilitação

como tirar primeira habilitação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook