sbr borracha

Borracha SBR

As borrachas que não são naturais – retiradas diretamente do látex- são compostas por diferentes métodos de vulcanização. Borracha SBR

A SBR, borracha de butadieno estireno, é sem dúvida uma das borrachas sintéticas mais difundidas no mundo. Foi elaborada inicialmente, na Alemanha, na década de 1930, com o nome de Buna S e posteriormente se difundiu para o mundo, sendo estudada nos Estados Unidos durante a 2ª guerra mundial, com a denominação de GRS (Government Rubber-Styrene), sendo esta denominação posteriormente substituída por SBR. O produto alemão era ainda de difícil processamento.

O butadieno (CH2=CH-CH=CH2) e o estireno (C6H5-CH=CH2) são os monómeros de base para a produção de SBR. Geralmente, esse tipo de borracha tem em sua composição 23,5% de estireno havendo, no entanto, graus de SBR com teor de estireno de 40 a 85%.

À medida que aumenta o teor de estireno, o produto da polimerização (SBR) assume mais a característica de produto termoplástico, pelo que este tipo se usa sempre combinado com SBR normal, obtendo-se, assim, maior facilidade de trabalho.

A maior parte do SBR, cerca de 85 a 90%, é polimerizado por emulsão, sendo os restantes 10 a 15% polimerizados em solução. Em função da temperatura de polimerização, a borracha obtida é classificada de “hot rubber” se a temperatura de polimerização é de cerca de 55 °C e de “cold rubber” se a temperatura de polimerização se situa entre 5-10 °C, possuindo esta última melhores características de laboração.

Além disso, existe também o SBR extendido com óleo (oil extended SBR), sendo o mais vulgar o que contém 25 a 50 partes em peso de plastificante sobre 100 partes de borracha. É esse o tipo de SBR de mais fácil processamento. Outras formas populares de SBR modificado são os “Masterbatches” feitos com óleo, negro e negro e óleo.

A borracha SBR vulcanizada a partir da borracha de butadieno estireno (SBR) apresentam uma melhor resistência à abrasão do que a borracha natural (NR), assim como uma melhor resistência a altas temperaturas (100 °C) e ao envelhecimento, mas uma menor flexibilidade e elasticidade a baixas temperaturas (até cerca de -50 °C).

Conheça a linha de borrachas da Oliveira Campos Indústria e Comércio. Visite o site.

Borracha SBR

Borracha SBR

Borracha SBR

sbr borracha

sbr borracha

Feito por Marília Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook