Saiba como diferenciar os tipos de fossas e os processos de manutenção!

Saiba como diferenciar os tipos de fossas e os processos de manutenção!

Diferentemente do que se costuma pensar os rejeitos domésticos que passam pelas fossas são prejudiciais para saúde humana, bem como para o meio ambiente. 

Portanto, antes de realizar a limpa fossa, é necessário que ele passe por tratamentos para que dessa forma os mananciais não sejam contaminados. Saiba como diferenciar os tipos de fossas e os processos de manutenção!

Conheça os tipos de fossa

A fossa de pedra é utilizada no caso de solos impermeáveis. Esse modelo corresponde a uma construção de uma fossa de pedra do tipo seixo rolado que possuem formato arredondado e superfície lisa.

Já a fossa absorvente é instalada em terrenos que contém o solo extremamente permeáveis, como é o caso de locais em que há bastante maresia, por exemplo. Nesse caso, a fossa é fabricada com tijolos separados, e com uma tampa de concreto armado para que a facilitar a penetração da água no solo.

A fossa seca é indicada para residências que não tem água encanada, como por exemplo o que ocorre frequentemente na zona rural. Dessa forma os excrementos são lançados diretamente em um buraco que é cavado no solo. 

É indicado que o fundo dela fique a pelo menos 1,5m acima do lençol freático, já a fossa deve ficar afastada a pelo menos 30m do poço.

O piso desse modelo de fossa é construída com concreto armado, que geralmente contém um assento improvisado. Levando em consideração de que as fezes ficam a céu aberto, é instalado um tubo que serve para reduzir o mau cheiro sempre que despejarem cal e pó de café. 

O modelo de fossa sumidouro corresponde a um poço sem laje de fundo que são fabricados com blocos de concretos, ou com anéis pré-moldados de concreto. A sua construção deve ser realizada a cerca de 3m da fossa séptica, para que dessa forma o escoamento dos dejetos ocorra conforme o necessário.

Transporte de resíduos

Justamente por se tratar de resíduos que são prejudiciais para a vida humana e animal, é importante que o seu descarte seja realizado de maneira correta.

Para que isso aconteça é imprescindível que você contrate os serviços que fazem o esgotamento de caixa de gordura, bem como de limpa fossa. A coleta e transporte dos resíduos deve ser realizado de forma responsável por uma desentupidora, desde os veículos indicados ao local de armazenamento para que não haja contaminação.

Além disso, caso a construção da fossa não tenha sido feita da maneira correta, é possível que ela fique obstruída. Ao se deparar com esse tipo de situação, você deve contratar uma empresa de desentupidora 24h especializada em desentupidora de fossa.

Bem como o serviço de limpa fossa, que é feito com equipamentos limpa fossa, e que tem os seus resíduos transportados em caminhão limpa fossa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook