Car Engine

Saiba tudo sobre potência de motor de carro

Se você está em busca de um carro, já deve ter reparado em uma série de características e siglas sobre o desempenho de um determinado modelo. Para não se frustrar com sua escolha, é interessante entender o que realmente influencia na potência e as peças de motor que são envolvidas. 

Acompanhe a leitura e saiba mais!

Potência de motor: como podemos analisá-la?

A potência é, basicamente, a capacidade do motor de realizar uma tarefa em um certo tempo. Quanto mais potência, menos tempo. Trata-se do resultado da relação entre torque e quantidade de rotações (ciclos dos cilindros). Dessa forma, é a potência que possibilita que um carro atinja altas velocidades.

O torque, por sua vez, é a quantidade de força motriz oferecida pelo motor. Ou melhor, é a força com que o cilindro é capaz de atuar para gerar movimento. Quanto maior o cilindro do motor, mais torque ele consegue conceder. Motores com cilindros grandes deslocam mais peso com rotações mais baixas. Claro, tudo depende das perfeitas condições das autopeças.

Cilindrada

As cilindradas dizem respeito à capacidade dos cilindros de receberem um volume de mistura ar-combustível. São medidas em cm³. Um carro de quatro cilindros, com 1.000 cilindradas, apresenta a capacidade de 250 cm³ por cilindro, exemplificando.

A maioria dos modelos novos são equipados com motores de três cilindros de 999 cilindradas e contam com 333 cm³ de volume interno por cilindro. Então, esses automóveis têm maior torque do que os de 1.000 cilindradas com quatro cilindros.

No entanto, quanto maiores as cilindradas, mais combustível é consumido para o motor e as peças de motor funcionarem. É uma dica para você não se deixar levar apenas pelo desempenho!

Cavalo-vapor (CV)

O cavalo-vapor, ou basicamente CV, é uma medida que ilustra a potência do motor. Foi desenvolvida por James Watt, no fim do século XVIII, para comparar o desempenho de seu motor a vapor com cavalos, naquela época usados para trabalhos.

O cavalo-vapor considera três grandezas: peso, tempo e distância. Hoje em dia, 1 cavalo-vapor quer dizer que o motor é capaz de erguer um peso de 75 kg, a 1 metro do chão, em 1 segundo. Assim, quanto mais cavalos-vapor o modelo tiver, maior é a potência do sistema de motorização, movendo mais peso em uma velocidade maior.

Válvulas

As válvulas são responsáveis pela entrada de ar e saída dos gases da combustão nos cilindros. Um motor com mais válvulas por cilindro possibilita uma maior admissão de ar e uma troca de gases mais rápida.

Um motor de 16v terá um melhor rendimento em rotações mais altas, mas deixa a desejar em relação ao torque em rotações baixas. Já com o de 8v, acontece o contrário. 

Para as válvulas funcionarem corretamente, ela precisa de vários acessórios, como as tampas, que você encontra em uma auto peças. Essas lojas ainda costumam comercializar produtos para suspensão de carro e iluminação automotiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>