Uso do aço no setor automobilístico

Uso do aço no setor automobilístico

As chapas de aço estão presentes em diversos locais, como na indústria automobilística. O aço é um material de extrema importância para a produção dos veículos, uma vez que conta com diversas vantagens. Continue lendo para conhecer os diferentes tipos de chapas e as vantagens.

Importância das chapas de aço para a indústria automobilística

O Instituto Aço Brasil aponta que a produção de aço bruto foi de 34,4 milhões de toneladas no ano de 2017.

O aço representa 56% do peso de um carro, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Isso mostra o quanto o material é usado nessa indústria.

Mas em que partes dos carros o aço é usado? Há uma grande lista de componentes que possuem o material na sua composição, mas podemos citar alguns:

  • eixos;
  • carroceria;
  • parafusos;
  • rodas;
  • portas.

Que tipos de aço são usados?

Produtos de aço e ferro são usados em larga escala pelo setor automobilístico, mas existem certos tipos de chapas de aço que são mais utilizados. Entre eles, podemos destacar o aço de baixo carbono, já que ele tem alta capacidade de adaptação e tem baixo de custo de produção.

O aço patinável também costuma ser usado pelas indústrias devido à resistência. E, claro, o tão conhecido aço inox não poderia ficar de fora.

Existem outros tipos de aço?

Os tipos de aço citados acima são apenas alguns que existem no mercado. Apesar deles serem os principais do setor automobilístico, existem outros modelos de chapas:

Chapa de aço galvanizado

A chapa galvanizada tem a alta resistência como característica marcante, uma vez que passa pelo processo de galvanização. Nesta etapa, ela recebe uma camada de zinco, aumentando a proteção contra corrosão. A versatilidade também é outra vantagem das chapas de aço galvanizado, uma vez que é encontrada em diferentes setores.

Chapa xadrez

Um tipo de aço que costuma ser usado dentro de veículos, como ônibus e trem, é a chapa xadrez. Por ter a característica antiderrapante, é utilizada em lugares em que é preciso evitar escorregões, garantindo a segurança.

Vantagens do aço

A chapa xadrez aço carbono, chapas galvanizadas e outros tipos têm as suas características próprias, mas quais são as vantagens do aço em geral? Confira algumas:

Qualidade

O aço, quando vindo de boas distribuidoras de aço e ferro, apresenta elevada qualidade. Isso faz com que o resultado final seja excelente, independente do setor em que é usado.

Sustentabilidade

O aço é 100% reciclável, o que contribui com o meio ambiente. Além disso, também diminui a emissão de partículas no ar.

Durabilidade

A alta durabilidade é uma característica essencial para os materiais, não é? As chapas de aço são duráveis e exigem pouca manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook