Manutenção e limpeza de chapas de aço

Manutenção e limpeza de chapas de aço

É fundamental saber como limpar e manter uma chapa de aço para preservar seu bom estado, funcionalidade e durabilidade. Em indústrias e construções civis, o aço é um elemento abrangente e valioso, pois é fácil de manusear e apresenta características vantajosas. 

Para cada uma das diversas categorias de chapa, há a necessidade de cuidado específico. Portanto, confira como fazer a limpeza e manutenção das chapas de aço de maneira correta e com praticidade.

O que é chapa de aço?

A chapa de aço consiste em um produto plano, proveniente de um processo industrial, que visa atender as necessidades dos usuários finais. As propriedades de composição química e mecânica variam conforme o que é exigido. Além disso, as características permitem que as chapas sejam aplicadas em diversos segmentos da indústria.

Limpando chapas de aço

A chapa de aço, bem como a bobina de aço, possui especificidades em sua composição. Dessa forma, ao realizar a limpeza, certifique-se de estar utilizando os produtos cabíveis. Afinal, não é qualquer item que pode entrar em contato com a superfície da liga metálica. Alguns ácidos, por exemplo, são capazes de desgastar o material.

Como limpar chapas xadrez

As chapas xadrez são as mais requisitadas para os fornecedores Ela é usada, principalmente, para pisos de locais públicos. Isso porque sua forma garante maior segurança às pessoas, além de apresentar um fácil cuidado e manuseio. 

Para manter a conservação desse tipo de chapa, é preciso, apenas, atentar-se ao gasto do xadrez. Ele é quem proporciona a segurança, por isso, precisa estar em boas condições. A limpeza, por sua vez, é bem simples e padrão. Você pode usar um sabão, de preferência específico para o material em questão, uma esponja de nylon ou vassoura. Basta retirar os resíduos de sujeira presentes.

Chapas de aço carbono: limpeza e manutenção

Aqui, os componentes de limpeza para chapas de aço carbono são os mesmos: água e sabão. Produtos mais potentes, como o cloro e os alvejantes, irão desgastar o elemento, colocando em cheque a garantia e qualidade. 

Há no mercado, produtos em spray, que possibilitam limpar a seco as chapas de aço. Se você quer economizar tempo e aumentar a conservação do material, é uma excelente opção. 

Fazendo a secagem

A secagem também é uma etapa importante da manutenção de chapas de aço e deve ser feita de forma adequada. Nesse caso, procure sempre usar panos limpos, macios e leves. É necessário, também, ter cuidado ao passar, eliminando toda a umidade e evitando que risque o metal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook