Veja a importância da qualidade das chapas de aço na construção civil

Veja a importância da qualidade das chapas de aço na construção civil

As chapas de aço dentro da construção civil são muito utilizadas devido à sua característica de ser versátil, e auxiliar na maioria dos serviços. Podem ser aplicadas em diversos locais, participando de todas as etapas de uma obra, desde o início, na segurança dos funcionários e até à sua entrega, como o projeto de uma casa, por exemplo. Compõem principalmente estruturas metálicas, auxiliando a projetar reformas e novas construções.

O uso desse tipo de  peça auxilia na regulagem dos tamanho das estruturas, podendo deixá-las maiores ou menores, de acordo com o projeto da construção, assim como em fatores como resistência e durabilidade. O que anteriormente já foi um problema, como aumentar os pavimentos de uma construção, hoje já não representa empecilho algum devido às chapas de aço. 

No artigo a seguir, iremos falar sobre o quanto elas podem ajudar na construção civil e quais as vantagens de usá-las, além de dicas de alguns cuidados e informações de sua fabricação. Acompanhe.

Como as chapas de aço são fabricadas?

O processo de fabricação das  para a produção de chapas e tubos de aço pode variar, de acordo com as solicitações de cada projeto civil. Geralmente a fabricavam se inicia por meio da mineração e, logo em seguida,  pela obtenção do ferro gusa em forno alto em uma siderúrgica. Com esses procedimentos, se torna possível chegar à matéria-prima que dará origem às diferentes opções de aço, e tamanhos variados tanto na altura como largura, diâmetro, espessura, etc. 

Em seguida, o aço é transformado em placas para que possa ir à laminação, sendo a última etapa da fabricação. Nessa etapa todo o material é moldado no formato de bobinas e tubos, para finalmente se tornarem chapas de aço. Porém, vale ressaltar que este passo a passo não ocorre da mesma forma para as chapas grossas, pois diferentemente das convencionais, elas não podem ser rebobinadas.

Vantagens de utilizar as chapas de aço na construção civil

As chapas galvanizadas, lisas ou xadrezes são capazes de trazer inúmeras vantagens quando aplicadas em projetos arquitetônicos e de engenharia. Além da alta resistência e durabilidade que oferecem, as chapas de aço na construção civil proporcionam flexibilidade com adaptações, reformas, dobras e cortes em tamanhos personalizados.

Além de toda essa versatilidade já falada, elas também permitem a sua utilização junto a outros tipos de materiais como tijolos, blocos e no concreto, deixando as construções mais seguras e resistentes, uma ótima opção para prédios como gigantes arranha-céus. São compatíveis até mesmo com materiais pré-fabricados, por exemplo os drywall e lajes. 

Ainda, as chapas de aço são vantajosas no caso de reformas que necessitam de certa urgência, pois encurtam prazos e reduzem o tempo de entrega das construções. Como a sua estrutura permite ser feita com outras etapas da obra, o tempo de construção do projeto é drasticamente acelerado.

Existe um motivo para serem tão resistentes?

A razão para as chapas de aço serem tão resistentes e ótimas para assegurar grandes construções civis se deve à presença do carbono em sua composição. Essa junção de ferro traz muito mais resistência mecânica a peso e pressão, além de durabilidade, maleabilidade e dureza às estruturas. Isso faz com que as chapas de aço na construção civil sejam muito importantes e benéficas, possibilitando sua aplicação em todos os locais que necessitem de firmeza e longa vida útil, sem necessitar de reparos ou manutenções a curto prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook