Características de projetos de arquitetura sustentáveis: saiba mais!

Características de projetos de arquitetura sustentáveis: saiba mais!

Felizmente, a sociedade está cada vez mais preocupada com o meio ambiente. Assim, os projetos de arquitetura sustentáveis ganham espaço. O Brasil ocupa a 4ª posição no ranking global de construções sustentáveis na certificação LEED, divulgado em 2017.

O que é um projeto de arquitetura sustentável?

A arquitetura residencial tem como objetivo unir a funcionalidade e a estética. No caso dos projetos sustentáveis, há ainda mais um fator: a preocupação com os recursos naturais. Esse tipo de arquitetura visa gerar o menor impacto ambiental nas construções, por isso conta com diversas características que devem ser seguidas.

Hoje em dia, existem diversos projetos de arquitetura residencial que buscam a sustentabilidade. Um escritório de arquitetura em São Paulo pode contar com arquitetos residenciais especializados nessa área para oferecer as melhores soluções.

Confira algumas características presentes nesse tipo de construção:

Tecnologia para reduzir o consumo de água

Dizer que o consumo de água do mundo precisa diminuir não é novidade para ninguém. Por isso, os projetos sustentáveis visam reaproveitar a água e promover o consumo inteligente.

Há diversas tecnologias que podem ser empregadas nas construções, como os equipamentos que recolhem e reaproveitam a água da chuva.

Materiais sustentáveis

Outro ponto fundamental é a escolha certa dos materiais. Diferente do que ocorre nos projetos de arquitetura corporativa convencionais, os sustentáveis analisam os materiais pensando no meio ambiente.

Eles costumam priorizar o uso de lâmpadas LED, telhas ecológicas, pisos recicláveis e outros itens que diminuem os impactos ambientais.

Iluminação natural

Geralmente, um escritório de arquitetura no ABC ou em qualquer região, faz projetos aproveitando a iluminação natural. Nos planejamentos sustentáveis, isso é ainda mais considerado. Janelas grandes para a entrada da luz do sol são ótimas para diminuir o consumo de energia durante o dia.

A ventilação natural também é outro ponto, uma vez que promove o conforto térmico. Isso dispensa o uso do ar condicionado e, consequentemente, é mais sustentável.

Fontes de energia alternativas

Casas sustentáveis também contam com fontes de energia alternativas. Uma das opções mais conhecidas é a energia solar. Os painéis fotovoltaicos transformam a energia dos raios solares em elétrica.

Há outras características desse tipo de construção, sendo importante que o planejamento seja feito por um bom escritório de arquitetura em São Caetano do Sul ou na região mais próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook