Construção civil: como fazer cronogramas de obras?

Construção civil: como fazer cronogramas de obras?

O calendário serve para marcamos datas importantes. Além disso, eles também têm a função de organizar o tempo baseado em prazos de entregas, de forma que você consiga otimizar o trabalho para cumprir com o combinado.

Diferentemente do que se costuma pensar, não trata-se apenas de pontualidade, mas também de agregar outros benefícios, como por exemplo a economia. Construção civil: como fazer cronogramas de obras?

Como reduzir os custos com materiais

Uma das formas mais eficientes de reduzir os custos referentes aos equipamentos que serão utilizados é optar pela locação de equipamentos para construção civil ao invés da compra.

Esse tipo de negócio é extremamente vantajoso pois não é fácil armazená-los sem que sofram danos devido ao tempo de uso, e também devido as mudanças climáticas. Além disso, por se tratar de etapas, é possível que muitos fiquem “aguardando” a hora de serem utilizados.

Você pode inclusive fazer a locação de martelete elétrico. Os marteletes elétricos são similares à britadeira, e servem para perfurar e romper a cerâmica e o concreto no canteiro de obras. Uma das grandes vantagens é que você pode fazer o aluguel de martelete elétrico do modelo que mais atende a sua necessidade.

Os tipos de ferramentas elétricas martelete variam de martelete elétrico 10kg, para o martelete elétrico 30kg e até mesmo para uma versão menor de martelete elétrico 5kg, que também é conhecida como mini martelete elétrico.

Dependendo da altura que os operários tenham que alcançar, é imprescindível que o seu maquinário contenha andaimes. Os andaimes para alugar podem ser encontrados nos modelos de andaime tubular, bem como do andaime fachadeiro, além dos andaimes de ferro.

Existem também a locação de andaimes para os modelos andaimes suspensos, fora os tipos de andaimes modular, assim como os andaimes com rodas, e também os andaimes com guarda corpo que asseguram maior proteção para os funcionários.

 

O que o cronograma de obras deve conter?

Antes de mais nada você deve ter em mente quais tarefas serão realizadas pela sua empresa, e em qual o tempo disponível que você têm para cumpri-las dentro do prazo – desde o início das obras até a entrega.

É importante que você faça o detalhamento de cada etapa como por exemplo os serviços preliminares que deve ser feito em parceria com o engenheiro responsável para mensurar corretamente os custos do terreno, além da delimitação de áreas. Bem como a movimentação de terra no caso de locais com solo irregular ou íngremes.

Também é imprescindível calcular os gastos com a fundação, que serve para transferir as cargas do processo de edificação para as camadas mais resistentes do solo, sem que haja o risco de causar fissuras ou até mesmo buracos.

Após definir se a estrutura será pré-moldada ou moldado in loco, é possível determinar os limite em que podem seguir para alvenaria, revestimentos, para a pintura e esquadrias, como será a pavimentação, de que forma serão feitas as instalações de sistemas, e posteriormente da cobertura. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook