Cálculo taxa de condomínio de alto padrão

Descubra como é calculado a taxa de condomínio

É comum encontrar locação de apartamentos em São Paulo. Isso ocorre porque em cidades grandes ocorre o processo de verticalização urbana para suprir a demanda de moradia. 

Devido à segurança proporcionada, áreas de lazer, menos barulho e maior privacidade, as pessoas estão preferindo cada vez mais morar em condomínio regular ou condomínio de alto padrão. No entanto, a possibilidade de pagar taxas para serviços relacionados a esta moradia pode assustar as pessoas que desejam mais conforto.

Saiba mais como funciona e como é calculado a taxa de condomínios à venda em São Paulo e em outros estados.

Quais são as despesas inclusas na taxa?

A locação de apartamento em São Paulo e em todo o Brasil não inclui as despesas do condomínio. Para isso, a taxa do condomínio é mensal e envolve todos os custos ligados à manutenção. São eles os salários dos funcionários, consumo de água, luz e gás em áreas comuns, materiais de limpeza e administração terceirizada.

Além disso, caso os moradores concordem na instalação ou de serviços adicionais, como câmeras de segurança, o valor será dividido pelo número de moradores. Também existem formas de que o morador paga por um serviço utilizado apenas por ele, como personal training e aluguel de salão de festas.

O pagamento desse valor é obrigatório?

Pagar a taxa de condomínio é obrigatório a todos os moradores como prevista na Lei 10.406/02, até mesmo se o imóvel estiver desocupado, independente se for em apartamentos à venda em São Paulo ou apartamentos de luxo. Essa taxa visa o bem-estar dos condôminos, portanto, a falta do pagamento pode acarretar em consequências, sejam elas multas ou processos judiciais. 

É de responsabilidade da administração dos decidirem quais serão as providências necessárias ao morador que não pagar a taxa.

Como calcular o valor da taxa de condomínio de luxo ou comum?

Para determinar a taxa do condomínio é preciso somar as despesas anuais do condomínio, utilizar o índice de inflação para o ajuste, somar as despesas extras e, por fim, dividir o valor total para o número de apartamentos ou casas de condomínio

Lembre-se que nessa tarifa também está incluso o fundo de reserva, ou seja, um porcentual pago cada mês para reformas maiores, por exemplo. Portanto, caso você esteja pensando na possibilidade de morar em casas de alto padrão à venda  que transmitam segurança e privacidade, os condomínios serão ideais. 

Analise se as taxas de condomínio juntamente com o valor do aluguel ou do apartamento são viáveis para você. Pesquise sobre o que esses locais oferecem, principalmente na área de lazer e dimensões dos imóveis, para escolher o melhor apartamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *