Diferenças entre ferro e aço na construção

Diferenças entre ferro e aço na construção

Ferro e aço são materiais bastante utilizados na construção civil, uma vez que possuem diversas vantagens. Mas você sabe a diferença entre eles? Continue lendo para descobrir e conhecer os diversos tipos de chapas de aço!

Ferro

O ferro é um minério, mas é misturado com outros materiais e passa por processos para ser utilizado nas construções. No caso do ferro fundido, por exemplo, o minério é aquecido e formado com carbono e silício.

É um dos elementos mais abundantes e conta com diversas vantagens, como:

  • maleável;
  • alta qualidade;
  • modernidade;
  • durabilidade.

Aço

Diversas estruturas são feitas utilizando bobinas de aço, é difícil pensar em uma construção que não utiliza esse material. Podemos definir como uma liga metálica formada por ferro e carbono. Vale lembrar que a variação do carbono em comparação a do ferro deve ficar entre 0,008% e 2,11% para ser considerado aço.

Embora ferro e aço sejam materiais diferentes, muitas pessoas confundem. Os dois apresentam diversos benefícios para a construção civil, porém o aço é mais resistente.

Tipos de chapas de aço

Existem diferentes tipos de chapas de aço, variando algumas características. Por conta disso, algumas são mais recomendadas que outras em certas situações. Vamos abordar sobre algumas:

  • chapa galvanizada: esse tipo de aço se destaca pela resistência a corrosão e ferrugem. Também permite a fixação sem soldas. Esses e outros pontos positivos das chapas de aço galvanizado são possíveis devido ao processo de galvanização, ou seja, um processo que acrescenta uma camada de zinco na chapa;
  • chapa de aço inox: com certeza você tem algum objeto feito em aço inox, não é? A elevada vida útil, proporcionada pela característica de alta resistência, é uma das vantagens. Também podemos citar a facilidade da limpeza, estética, material inerte, entre outros;
  • chapa xadrez: em algumas situações, um piso antiderrapante é importante para garantir a segurança de todos. Escadas, ônibus e trens são alguns exemplos de aplicações da chapa xadrez aço.

Dados sobre a produção de aço

A pandemia do novo coronavírus vem afetando diversos fatores, inclusive as indústrias de aço. De acordo com dados da World Steel Association, a produção mundial de aço em junho apresentou uma queda de 7% em comparação ao mesmo mês do ano passado.

No entanto, a pesquisa aponta que a China manteve a produção. Em junho, a produção teve um aumento de 4,5% em relação ao mesmo período de 2019. Em contrapartida, a União Europeia teve uma queda de 18,7%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook