cones de sinalização

Entenda mais o conceito de cones de sinalização e isolamento de área

Facilmente encontramos pelas ruas sinalizações referentes a isolamento de áreas de trabalho, pode ser simples cones de sinalização ou aluguel de grades de isolamento — esses equipamentos são de extrema importância e são utilizados como forma de promover a segurança de quem passa pelas proximidades ou está trabalhando no local.


Quando devo utilizar a sinalização?


A locação de equipamentos acontece com grande frequência e não é somente para obras, reformas e construções, em indústrias químicas ou outros ambientes com riscos de acidentes de trabalho. No cotidiano, nas calçadas, em shopping centers, eventos, festivais de rua e outros locais frequentados por pessoas que estão ali só de passagem também são extremamente utilizados.

Sendo assim, resumidamente, o conceito é alertar pessoas e veículos sobre áreas que estão com restrição para passagem ou precisam de alerta para cuidados especiais, como por exemplo, risco de queda de objetos e materiais em geral.

Entretanto, quando falamos sobre grades de contenção e cones de sinalização, esse acessório pode ser utilizado para bloquear ou restringir o acesso de pessoas não autorizadas a algum local específico, como no caso de clínicas e hospitais que estão utilizando os organizador de fila de hospitais para conter o acesso de pacientes a ambientes com risco de contaminação.


Sinalização objetiva e de acordo com as normas


A sinalização deve ser objetiva, sem gerar dúvidas. Em casos de locação de cones de sinalização, por exemplo, é obrigatório ter uma linguagem universal e de fácil entendimento. Símbolos, frases e palavras devem expressar a mensagem de alerta logo em um primeiro momento.

Importante ressaltar que a obrigatoriedade da sinalização e equipamentos para construção civil, é sempre de responsabilidade da empresa contratante, de quem é responsável por determinada atividade profissional no local.

A NR-18 (Norma Regulamentadora) estabelece os parâmetros para registro, comunicação, estatística e análise de acidentes do trabalho, assim como suas causas, consequências e tipos de sinalização que podem ser utilizadas. Para essa NR específica, podemos relatar o uso de placas indicativas, bem como, sinalização de proibição e orientação de ambientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook