O que você precisa saber antes de começar uma obra?

O que você precisa saber antes de começar uma obra?

Para começar qualquer obra ou até uma reforma, é preciso ter estratégias! Isso quer dizer que será preciso contar com profissionais – desde a equipe de mão de obra até especialistas em assessoria em obras.
A melhor forma de sair tudo conforme o desejado é acertando detalhes de planejamento com esses profissionais, principalmente os assessores que podem te livrar de toda parte mais chatas e burocrática. A equipe técnica em assessoria empresarial tem experiência e prática no assunto, por isso é mais fácil não ter nenhum tipo de dor de cabeça.

Mas com o que os assessores podem ajudar?

Durante consultorias com esses especialistas, você pode pedir ajuda para etapas como:

  • Estabelecer um orçamento;
  • Reunir a documentação necessária;
  • Pedir as autorizações da prefeitura.

Com o intuito de aprimorar sua organização pré-obra, fazer o melhor para cumprir o planejamento durante o período de obras, conheça algumas dicas que podem te ajudar a executar uma obra de construção ou reforma de modo mais prático e eficiente.

Orçamento

Quando definimos um orçamento já temos a chave para o sucesso e conclusão de qualquer obra! Acredite ou não, mas essa etapa tem parte fundamental nessas ocasiões.
A previsão de gastos deve incluir valores de materiais, mão de obra, locação de equipamentos e ainda deixar um fundo extra para casos para extrema necessidade do que não está previsto.
Mapeando quanto seu projeto vai custar e seguir o planejamento orçamentário vai fazer com sua obra chegue ao fim sem nenhum problema e também não irá comprometer sua renda mensal, porque já estará preparado para arcar com os custos da obra!

Mão de obra qualificada

Sempre que for contratar mão de obra, lembre-se do ditado popular: “o barato sai caro”. Isso tem tudo a ver com o fato de que contratar bons profissionais é a melhor alternativa para ter bons resultados e não prolongar o prazo estabelecido para concluir a obra – especialmente para quem acredita que os detalhes fazem toda a diferença.
Ao contratar pessoas amadoras e inexperientes, que não tenham a formação adequada para o serviço a ser executado, você também pode acabar atrasando e desqualificando sua obra.
Corre-se o risco de perder o prazo várias vezes e quando receber a obra concluída, pode perceber que ainda tem coisas a se fazer ou incompatíveis com seu projeto.

Documentação

É certo que todos os tipos de obras exigem processos como planejamento, pesquisa de mercado, capital para investimento, entre outras etapas. Mas, também é preciso dar uma atenção especial aos documentos necessários para regularização de obra de construção civil.
Isso inclui providenciar:

  • Laudos técnicos;
  • Laudos estruturais;
  • Alvará de aprovação e execução de edificação nova;
  • Entre outros atestados.

É importante lembrar que cada cidade exige diferentes documentos. Portanto, antes de começar qualquer obra, informe-se com o órgão responsável em sua região. Caso contrário, se algo estiver errado e não licenciado, sua obra pode ser embargada e a obra pode implicar em multas – além de que, com a falta de documentos, corre-se o risco de precisar demolir alguma parte da obra.

Como encontrar uma assessoria em obras?

Quando você conta com uma empresa especialista em assessoria em obras todo esse processo de conseguir documentos fica bem mais rápido, porque prestam consultorias e providenciam laudos de sistema de prevenção e combate a incêndio, instalações hidráulicas, instalações elétricas, certificado de conclusão de obras e outros quesitos indispensáveis.
Para encontrar profissionais desse segmento que sejam de confiança, vale a pena pesquisar bastante e pedir recomendações de pessoas que já costumam construir imóveis em terrenos vazios ou reformar imóveis já construídos para vender depois.
Nunca fique desamparado! Conte com quem pode evitar prejuízos por procedimentos e detalhes legais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook