Planejamento e controle de obras: como ter resultados positivos?

Planejamento e controle de obras: como ter resultados positivos?

Que as obras da construção civil costumam render muita dor de cabeça é do conhecimento de todos, entretanto, pouco se investe para que isso seja evitado. Os imprevistos não afetam somente ao cumprimento de prazos, como a produtividade de todos os colaboradores. Planejamento e controle de obras: como ter resultados positivos?

A importância do planejamento de obras

A realização de uma obra envolve diversos processos a começar pela criação de um projeto que precisa de uma licença de funcionamento da prefeitura (ou seja, um alvará de funcionamento) e que é viabilizado pelo investimento disponível no orçamento. Posteriormente pela contratação de todos os colaboradores, a compra das matérias prima, e das ferramentas e maquinário necessários.

Entretanto, quando alguma dessas etapas da licença prévia de instalação e de operação sofre algum tipo de imprevisto, todo cronograma de entrega da obra fica atrapalhado, o que acaba gerando uma insatisfação de quem é responsável por sua execução por conta do aumento de custos que as obras e manutenção sofrerão.

Para que uma empresa de destaque no mercado da construção civil é necessário que a empresa contratada ofereça uma gestão de obra e de todas as suas despesas para que o cliente esteja a par de tudo que está acontecendo, e que sinta que o resultado condiz com o que foi prometido, além de serviços especiais.

Além de cumprir com todos os atestados, e laudos das áreas de laudos técnicos, laudos estruturais e laudos ambientais.

Como fazer um controle de obras

O controle de obras consiste em um planejamento a partir do diagnóstico de todas as informações do projeto, de forma que haja um controle realizado pelo gestor do projeto que visa aperfeiçoar aquilo que foi projetado na planta.

A partir de estudos a respeito de toda a parte física, econômica, financeira, além da contratação de mão de obra especializada.

Levando em consideração de que a parte de recursos humanas é uma das mais complicadas, uma vez que depende da qualidade do serviço de cada um bem como o comprometimento para o que é solicitado dentro dos prazos é imprescindível que você busque uma forma de fazer essa gestão de acordo com as suas necessidades.

Com isso, fica mais fácil de otimizar os recursos utilizados em todas as atividades, além do tempo necessário da atuação de cada setor de funcionários da obra (como por exemplo os responsáveis pela parte hidráulica, elétrica, pintura, etc).

De modo que todas as necessidades do cliente sejam atendidas durante e após a finalização da obra, além de serem asseguradas pelo atestado de conclusão de obras, também conhecido como certificado de conclusão de obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook