Como manter a vida útil e  conservar uma betoneira

Quais os cuidados necessários para conservação das betoneiras?

Equipamento muito comum em obras e reformas, a betoneira foi desenvolvida com o objetivo de misturar concreto, argamassas, cimento, cal e até massas prontas, os quais são recursos utilizados em diversas fases ao longo de uma construção.

Devido a grande abrangência do equipamento, o aluguel de betoneira seja elétrica ou à gasolina, é requisitado no segmento da construção civil e realmente faz diferença no prosseguimento da obra, uma vez que o produto é capaz de realizar uma mistura em menos de 15 minutos.

Entre os vários modelos disponíveis no mercado, a mais comum é a betoneira 400 litros – também conhecida como “massada” -, que produz aproximadamente cerca de 280 litros de concreto. A máquina é composta por um chassi, uma estrutura de material rígido que funciona como suporte e um recipiente cilíndrico que gira em círculo por meio de um cremalheira, movida a motor elétrico ou à gasolina.

Porém, o tamanho da máquina corresponde à dimensão do perigo, tanto para os técnicos e profissionais atuantes quanto às pessoas envolvidas, como os contratantes da obra.

É por isso que, pensando na quantidade de consequências negativas e acidentes que podem ocorrer em função da operação da betoneira, quais são os cuidados básicos que devem ser tomados durante o manuseio do equipamento?

Importância da manutenção adequada de betoneias

Saiba qual o equipamento está sendo utilizado

Como já foi dito, existem muitos modelos de betoneiras, mas é imprescindível saber qual equipamento será operado e as respectivas características. Atente-se ao manual de instruções do equipamento e à NR 18 para saber como operá-lo.

Aterre o equipamento

Um dos principais acidentes relacionados à este equipamento são as descargas elétricas, então evite-as por meio do aterramento do equipamento de forma adequada e verifique se não existem fios ou partes elétricas desencapados.

Revisões e manutenções periódicas

Para ter uma betoneira em excelente estado e funcionamento pleno é necessário a realização de revisões e manutenções periódicas. Por exemplo, ao realizar a locação de betoneira com a Bailéu, a empresa concede técnicos especializados para se atentarem ao modo operante do equipamento com o objetivo de manter a excelência e qualidade.

Exposição à poeira do cimento

A poeira do cimento é cáustica, o que promove irritação ao entrar em contato com a pele, olhos, nariz, garganta e até os pulmões. Neste caso, a melhor indicação é utilizar máscaras durante o manuseio.

Mantenha o equipamento fora do alcance de pessoas

Apesar de ser um equipamento com baixo risco, a betoneira é uma máquina de grande porte – e pesada -, e deve ser mantida longe do trânsito de pessoas, as quais precisam estar corretamente trajadas com os equipamentos de segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook