Tudo sobre o laudo AVCB

Saiba tudo sobre AVCB

Se você é do tipo de pessoa que se preocupa com segurança e regularização de imóveis, já se deparou com os termos sobre o laudo AVCB. Os atestados e laudos que competem o documento final, precisam ser renovados anualmente e seguem normas e leis de segurança específicas de cada estado.


O que significa a sigla AVCB


A sigla
AVCB significa Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros – e é um documento emitido como forma de garantir que condomínios estão seguros em casos de incêndio.


Como fazer auto de vistoria do corpo de bombeiros?


Para solicitar o
AVCB corpo de bombeiros é preciso do auxílio de profissionais da área, como engenheiros e técnicos como uma assessoria empresarial que conheçam as normas referentes a segurança contra incêndio.

Isso porque o auto de vistoria do corpo de bombeiros AVCB solicita uma série de atestados que certificam a segurança do ambiente, e em alguns casos, é necessário adequação através de obras de regularização de imóveis.


Quais atestados é necessário para emissão do AVCB?


Os
atestados e laudos para emissão do AVCB no estado de São Paulo estão descritos na lei complementar nº 63.911/2018, e são eles:

  • Atestado e laudo de gás;
  • Extintores de incêndio e suportes;
  • Iluminação de emergência;
  • Sinalização de saída de emergência;
  • Para-raios SPDA;
  • Atestado e laudo das Instalações Elétricas;
  • Curso de brigada de incêndio;
  • Entre outros.

 

Quem tem que ter o laudo AVCB


É obrigatório ter o
laudo AVCB condomínios e edifícios que possuem acima de 750 m² ou 12 metros de altura até o último pavimento habitado. Para edificações abaixo dos termos citados acima, é necessário a emissão do CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros). O CLCB, diferente do AVCB bombeiros não possui tantas recomendações e obrigatoriedade de laudos para sua emissão.


O que acontece se eu não tiver AVCB?


Se o condomínio não tiver
AVCB corpo de bombeiros ou não seja aprovado na vistoria oficial dos bombeiros, a edificação fica sujeita à multa, advertência ou interdição do prédio. Mas, para quem teve a primeira tentativa comunicada pelo órgão competente, o prédio tem o prazo de 180 dias para se equipar e tomar providências contra o incêndio.

O profissional do Corpo de Bombeiros vai observar as condições estruturais da edificação, antes disso, através do site dos bombeiros, é preciso mandar toda documentação de laudos e atestados solicitadas, vigentes e assinadas por engenheiros especializados, caso isso não aconteça, você não conseguirá a documentação aprovando seu condomínio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *