Como despertar interesse de alunos

Como despertar interesse de alunos

As mídias digitais tornaram-se importantes ferramentas pedagógicas nas salas de aula, principalmente como alternativa para despertar o interesse dos alunos e estimular caminhos variantes ao ensino tradicional que por sua vez é um dos principais de gerar desinteresse nos alunos.

O professor não é mais o detentor de conhecimento, uma vez que a internet é capaz de oferecer qualquer tipo de informação, em qualquer lugar do mundo, em diversos formatos. No entanto, a construção do senso crítico e o instigamento  por reflexões são tarefas ainda mais pertinentes atribuídas à prática dos professores da modalidade de ensino fundamental, médio, superior e técnico.

Atrair a atenção e despertar o interesse dos alunos é o maior desafio do momento. Confira algumas dicas para tornar sua aula mais interativa.


Recursos Visuais

Use recursos visuais para  que a aula torne-se mais leve. Não é necessário ficar preso a um livro ou apostila, busque referências como vídeos e fotos em outras mídias. Os alunos podem  fazer o mesmo em uma atividade prática no meio da aula, cada qual em seu dispositivo móvel. 


Debate em sala

Estimule as discussões em sala de aula. Se a turma é pouco participativa, o aluno menos desinibido pode ser de grande ajuda para melhorar a participação. Em outros casos, promover debates com mediação também é uma ótima alternativa. 

Ouça os alunos 

A falta de entusiasmo por um assunto faz com que uma sala não preste atenção no conteúdo ou fique dispersa durante as explicações. Por isso, ouvir os alunos sobre os temas de interesse é muito importante para promover a participação em sala. 

Recursos Tecnológicos

Os recursos tecnológicos são grandes aliados para que os alunos assimilem o conteúdo. No ensino técnico e na graduação de engenharias e saúde, o uso das bancadas didáticas pode ser aprimorado.

Atualmente, as bancadas didáticas e materiais para laboratório via streaming são a grande inovação do momento. Elas possibilitam o acesso à distância em tempo real.

A realidade virtual, outro recurso disponível, promove a imersão dos alunos em um ambiente que remete a prática em situações reais.

Existem ainda os laboratórios virtuais que são usados nas aulas práticas para experimentos que antecedem a operação em bancadas didáticas de laboratórios físicos. 


Com essas dicas, além de melhorar a atenção dos alunos nas aulas o educador também facilita a assimilação de conteúdo. Procure por uma empresa de bancadas didáticas e invista em materiais tecnológicas e na capacitação de professores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *