sala de aula

Qual a importância de ter os equipamentos corretos na sala de aula?

Os livros e apostilas são os materiais didáticos mais utilizados nas salas de aula de diversos cursos, mas além desses, outros equipamentos didáticos também servem como ferramenta para o  ensino de matérias e módulos, como o que acontece com as maletas e bancadas didáticas.

Com cada vez mais tecnologias disponíveis no mundo, atualmente os professores disputam a atenção dos alunos com celulares, redes sociais e outros tipos diferentes de mídias, dessa forma, dar uma aula com a utilização de recursos digitais é importante e necessário para conseguir despertar o interesse dos alunos.

As aulas práticas com o uso de equipamentos eletrônicos didáticos é uma das maneiras possíveis para transformar matérias extremamente densas e teóricas em momentos de aprendizado interativo. Saiba mais:


Aulas Práticas

Consideramos uma aula como prática, quando os alunos fazem uso de equipamentos para aplicar conceitos científicos vistos em aula. Relacionar os aspectos teóricos aos práticos é requisito para construir carreira em diversas áreas profissionais.

Esta metodologia ativa de trabalho faz com que o aluno coloque a mão na massa e fixe o conteúdo teórico visto em uma aula expositiva.

A aula prática reduz o papel do professor  como detentor do conhecimento e promove a autonomia do aluno.  Além disso, com a experimentação e o entendimento de processos, os alunos eliminam o “aprendizado” por meio do mero hábito de decorar conceitos teóricos.

O trabalho em equipe, promovido por equipamentos para laboratórios virtuais em algumas matérias, desenvolve a capacidade dos alunos de trabalharem em conjunto, auxiliando na tomada de decisões com opiniões divergentes.

 

Materiais didáticos para cursos de Engenharia e Cursos Técnicos

 

Cursos de graduação em engenharia ou mesmo cursos de ensino técnico podem se beneficiar do uso de equipamentos educacionais didáticos.

As bancadas de laboratório de engenharia mecânica, servem para o ensino de transmissão mecânica, bombas centrífugas,  montagem e desmontagem de rolamentos, entre outros.

Já as bancadas didáticas de hidráulica e pneumática  proporcionam o estudo de bombas hidráulicas, eletropneumática, controle de nível, canal de escoamento e mais.

As bancadas de estudo elétricos, que talvez seja um dos equipamentos mais populares, proporcionam estudos em comandos elétricos, eletrotécnica predial  e industrial.

Além de bancada didática que simula operações de equipamentos reais, uma escola técnica ou universidade, pode oferecer outros materiais didáticos para o ensino de alunos, alguns exemplos são os laboratórios virtuais, realidade aumentada virtual e acesso remoto aos equipamento físicos – recursos úteis principalmente para cursos a distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook