Você está pensando em seguir a área de direito penal, mas não sabe como está o mercado? Acesse para ficar por dentro!

Saiba como está o mercado de trabalho para direito penal

Segundo dados divulgados pela a OAB, atualmente, o Brasil possui mais de 1 milhão de advogados. Mas, por ser uma carreira abrangente, o curso de Direito é dividido em diversas áreas de atuação. Uma delas é a de direito criminal e penal, que é o ramo mais lucrativo em comparação aos demais.

Essa especialidade está crescendo cada vez mais, principalmente quando se trata de direito penal, já que essa atuação é a que oferece mais oportunidades para o profissional do direito.

Saiba mais sobre quais são as áreas de atuação do advogado de direito penal e como é o mercado de trabalho para esse campo.

Como é a carreira do direito penal?

No geral, essa área é a que tem como objetivo proteger os bens jurídicos. É comum que as pessoas limitem o trabalho do advogado processo penal a crimes violentos, como estupro, assaltos, roubos e assassinatos, por exemplo. Mas, esse ramo abrange como roubo também casos de corrupção, crimes ambientais e desvios de dinheiro.

O advogado empresarial penal, por exemplo, previne atos ilícito e acompanha investigações. Ele pode atuar tanto na defesa do réu, quanto como assistente de acusação à vítima. 

Com o advento dos crimes digitais, esse especialista está ganhando mais espaço, já que a internet facilitou crimes já existentes, como crimes contra a honra nas redes sociais, estelionato e lavagem de dinheiro. 

Saiba como está o mercado de trabalho para direito penal

O especialista em direito penal tem diversas possibilidades de atuação. Foto: Pixabay

Graduação

Na graduação em direito, é usual que a grade do curso seja composto por conteúdos ligados ao direito penal com matérias de criminologia, ação penal, sistema penitenciário e sobre o próprio direito penal. 

Além disso, para se tornar um bom advogado de defesa criminal, é necessário cursar pós-graduação e cursos de especialização. Também deve-se continuar estudando por livros consistentes e sempre se atualizar sobre a área.

Mercado de trabalho

Já em relação à remuneração, o salário nessa área pode chegar até 25 mil reais se você trabalhar como juiz. Entre os cargos desta área, se destacam as funções de: 

  • Defensor público: defende o réu que não possui condições financeiras para investir em um advogado particular;
  • Advogado criminalista:  defende os interesses de seu cliente, sempre respeitando as leis vigentes;
  • Delegado da polícia federal: orienta e comanda as investigações na polícia federal;
  • Promotor de justiça: é o responsável pela acusação nos julgamentos em crimes contra o estado;
  • Juiz: faz decisões sobre processos, audiências e entre outros;
  • Delegado da polícia civil: dirige a delegacia da Polícia Civil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook