Você sabe por que o “ cuidador de idosos ” é a profissão que mais cresce no Brasil?

Você sabe por que o “ cuidador de idosos ” é a profissão que mais cresce no Brasil?

A profissão de cuidador de idosos vem crescendo cada dia mais e esse ano foi considerada como a ocupação que mais se fortaleceu no mercado de trabalho. Entretanto, ainda que tenham acesso à essa informação, muitos não entendem as razões pelas quais esse fato é atribuído. Você sabe por que o “cuidador de idosos” é a profissão que mais cresce no Brasil?

Atuação do cuidador de idosos

Os profissionais responsável por cuidador de idosos particular  tem encontrado um cenário promissor. Isso porque a área de atuação sofreu um aumento em decorrência do aumento do número de idosos no Brasil.

Levando em consideração a expectativa de que a população idosa brasileira dobre até o ano de 2050 os trabalhadores têm buscado formas investir e se aprimorar na área para conseguirem vagas de cuidador de idosos.

Afinal, ao atingirem a terceira idade os cuidados para com a saúde aumentam, bem como a necessidade de um atendimento mais presencial para acompanhamento em decorrência da redução da mobilidade, agravamento de doenças crônicas, comprometimento dos sentidos como a dificuldade de enxergar, e de ouvir.

Além disso, dependendo do trabalho de cuidador de idoso, ele também será responsável por assegurar ao paciente uma alimentação balanceada, além de que seus medicamentos sejam tomados no horário indicado, o comparecimento à consultas e retornos médicos, e também nos procedimentos referentes à pós-operatórios.

Curso de cuidador de idosos

O curso de cuidador capacita os alunos para que eles venham a exercer as funções do cuidador domiciliar e também do cuidador hospitalar

O cuidador hospitalar realiza serviços de enfermagem particular de acordo com o contrato de prestação de serviço de enfermagem home care firmado com a família.

Por ter as atribuições do técnico de enfermagem no atendimento domiciliar, ele também pode fazer a higienização básica e íntima do idoso, e troca de fraldas.

Dependendo da formação do cuidador de idosos ele também poderá realizar sessões de fisioterapia domiciliar com o paciente, fisioterapia respiratória, fisioterapia dermato funcional e também a de fisioterapia neurológica.

Além disso, ele também poderá participar do acompanhamento internações assim como nos casos de pós operatório.

O cuidador acompanhante viagens poderá fazer companhia para ele em uma viagem com ou sem a presença de familiares, realizando a monitoração de seus dados vitais, medicamentos, higiene íntima, além de auxiliá-lo na vestimenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook