Alagamento, enchente e inundação, qual a diferença?

Muitos podem não saber, mas a questão é que alagamento, enchente e inundação não são sinônimos! Verdade seja dita, todas essas implicações são provenientes da chuva, mas possuem significados bem diferentes entre si.

A grande questão está aqui: será possível reduzir o número de alagamentos, inundações e enchentes? Antes de respondermos a esta pergunta, vamos às definições.

A enchente, por exemplo, tem como principal causa a elevada vazão da chuva, ou seja, trata-se do aumento do nível da água até a cota máxima do canal, porém sem que isso gere um transbordamento.

Quanto a inundação, a sua principal característica é o transbordamento de água. Isto é, quando o sistema de drenagem não consegue administrar a vazão da chuva, consequentemente, ocorre uma inundação da região.

No que diz respeito ao alagamento, ele é definido pelo acúmulo de água em razão do sistema de drenagem falho ou inexistente.

Chegamos ao ponto onde todos estão inteirados sobre o assunto, então vamos responder a grande questão deste post: Sim, é possível você reduzir o número de alagamentos, inundações e enchentes!

Existem ações públicas do governo e prefeituras que produzem um trabalho direcionado a este tema. Porém, isso não basta, visto que a população precisa pôr em prática ações que vão de acordo com o bem-estar do meio ambiente.

O recorrente descarte indevido nas vias públicas é o exemplo mais notório a ser eliminado, mas é claro que a problemática não se resume a isto.

Existem métodos de prevenção que podem ajudar, como o desentupimento de bueiros, a retirada de objetos e móveis velhos das ruas e avenidas. Assim como, o uso de comportas residenciais e a instalação de válvulas de retenção nas saídas de esgoto.

A manutenção de seu sistema hidráulico pode ser realizado pela desentupidora Renasce. São mais de 18 anos de experiência com atuação 24 horas por dia em toda a Grande São Paulo. Consulte nossos profissionais e peça uma visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook