Saiba o que fazer quando o cartucho de tinta seca

Saiba o que fazer quando o cartucho de tinta seca

As impressoras utilizam cartucho de tinta ou toner para gerar a impressão, mas a tinta do cartucho pode secar. O que fazer se você precisa imprimir um documento importante para o dia seguinte e a sua máquina não imprime? Calma, que temos a solução para tinta seca! Continue lendo para descobrir!

<h2>Por que a tinta seca?</h2>

Antes de resolver o problema, é preciso entender o porque ele ocorre, não é? Basicamente, a tinta seca devido a um longo tempo sem uso. A tinta usada nas impressoras multifuncionais e outros modelos são tintas mesmo, por isso podem secar igual qualquer outra!

Para saber se o problema no funcionamento da impressora está comprometido devido à tinta seca, é preciso analisar:

  • se você trocou o cartucho recentemente;
  • se o cartucho é original, ou seja, se a marca da sua impressora é epson e você comprou cartuchos de tinta epson originais e compatíveis, por exemplo;
  • se o nível de tinta que aparece no visor está baixo.

Se todos os tópicos acima se encaixarem na sua situação, é provável que a tinta está seca. 

O que fazer?

Há diversas maneiras de contornar isso de maneira rápida e eficiente para que você consiga imprimir os seus documentos:

Usando secador de cabelo

O secador de cabelo pode ajudar a fazer com que a tinta seca se torne líquida novamente! Basta retirar o cartucho com cuidado e passar o secador de cabelo sobre ele por cerca de dois minutos ou até você sentir que o plástico está morno. O calor fará com que a tinta volte a ficar líquida!

Colocando na água morna

Se você não tem um secador de cabelo, pode utilizar água morna para resolver o problema. Pegue um copo e coloque água com temperatura aproximada de 60ºC. Depois, retire o cartucho e mergulhe apenas a parte da cabeça (cerca de 1,5 cm) no copo com água por uma hora.

O processo de aquecimento também faz com que a tinta derreta, da mesma forma que o secador. Para não ter problemas, não esqueça de secar bem antes de colocar de volta na impressora.

Usando o vapor de chaleira

Está fazendo um chá na chaleira? Aproveite o vapor para derreter a tinta! Pegue o seu cartucho de tinta hp ou de qualquer outra marca que esteja apresentando o problema e coloque perto do vapor. Esse método é bastante eficiente quando a cabeça está entupida também. Depois de alguns minutos, a tinta terá derretido e você poderá imprimir os seus boletos, trabalhos e outros documentos!

Nada deu certo!

Se os cartuchos de tinta são originais, você seguiu as dicas e não conseguiu imprimir, talvez o problema seja mais grave. Para não tentar descobrir sozinho e piorar a situação, o melhor é procurar uma assistência técnica de impressoras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook