calçado esportivo

Como escolher o melhor calçado esportivo para cada treino

Independentemente do tipo de esporte que pratica, é importante escolher o calçado que o vai ajudar na hora de treinar. É por isso que preparamos um guia com todas as informações que você precisa para escolher o calçado esportivo certo, dependendo do tipo de treino que você pratica.

Como escolher sapatos esportivos

Quer esteja correndo, fazendo exercício no ginásio, jogando basquete, caminhadas ou pedalando, há alguns aspectos básicos a ter em conta ao comprar calçado esportivo.

Certifique-se de que eles são do tamanho certo

Quando você compra sapatos de treino, você deve experimentá-los antes de comprá-los. Tamanhos e tampas podem diferir de marca para marca, então você não pode ter certeza se eles se encaixam em você, a menos que você os experimente. Dê alguns passos e segure-os por vários minutos para ter certeza de que eles não vão bater em você ou apertá-lo.

Compre tênis à noite

Durante o dia, nossas pernas enchem e podem dilatar quando você treina. É melhor comprar tênis femininos à noite, para que você possa escolher sapatos que combinem com você, mesmo quando seus pés são um pouco “maiores”.

Sapatos que não cabem na loja nunca vão caber em você

Certamente já aconteceu com você pelo menos uma vez que um vendedor de sapatos te disse para não se preocupar se um par de sapatos não combina com você porque o material vai ceder ou amolecer. As chances de isso acontecer são pequenas, por isso é melhor escolher calçados esportivos que se ajustem a você desde o início.

Cuidado com o quanto você gasta

Mesmo que possam te ajudar muito durante o treino e reduzir o risco de lesões, os tênis não possuem poderes mágicos. Em outras palavras, você não precisa gastar muito nesses sapatos. 

Claro, se você quiser algumas cores ou designs interessantes, talvez seja necessário tirar mais do seu bolso. Você também não precisa ser mesquinho quando se trata de tais sapatos. Um preço muito baixo muitas vezes significa má qualidade.

Você precisa saber quando substituir seus tênis

Não existe uma regra única, mas se você praticar regularmente, lembre-se de que seus sapatos se deterioraram em algum momento. Assim, se seus sapatos começarem a quebrar, ficar com cheiro desagradável ou passarem vergonha, é hora de investir em um novo par.

Como escolher seus sapatos de ginástica

Quando se trata de calçados esportivos indoor, você tem muitos modelos e variantes para escolher. Em princípio, quase todos os tipos de calçados esportivos são recomendados para a academia, portanto, você não deve se incomodar muito ao comprá-los. No entanto, é bom optar por um par leve, leve e adequado ao tipo de exercício que você faz com mais frequência.

Como escolher sapatos se você levantar pesos

Se seus treinos consistem em levantar pesos, é muito importante escolher os sapatos que combinam com você. Opte por sapatos planos com sola de borracha ( tipo de basquete Converse). Especificamente, quanto mais perto você estiver do chão, mais fácil será para você levantar. É por isso que existem alguns atletas que preferem levantar pesos nus.

Como escolher seu tênis de corrida

A maioria dos tênis de corrida são projetados para fornecer estabilidade e reduzir o impacto no solo. Assim, costumam ter uma sola robusta que se adapta a diversos tipos de terreno. 

Você tem que ter muito cuidado para que os sapatos sejam exatamente do tamanho certo para você, caso contrário você corre o risco de ficar com espinhas e machucar as unhas.

Quando estiver na loja, corra no local e veja como se sente. Se optar por comprar online, leia atentamente a descrição do produto e certifique-se de que podem ser devolvidos caso não lhe sejam adequados.

Como escolher seus sapatos de ciclismo

Os sapatos de ciclismo são um pouco mais caros do que outros calçados esportivos, mas são um investimento que vale a pena se você pedalar muito para treinar. Em geral, esses tipos de calçados femininos são mais duros, para dar estabilidade ao pé e evitar cãibras.

Eles são projetados para ficar em contato constante com os pedais para que seus movimentos sejam o mais eficientes possível. Eles também são confortáveis.

No entanto, a forma que eles têm é projetada para andar de bicicleta, não para caminhar. Então, se depois de um passeio de bicicleta houver uma caminhada, é melhor levar os sapatos com você.

Como escolher seus sapatos de caminhada

Se você quer conquistar as montanhas e trilhas naturais, então você precisa colocar sapatos adequados. Independentemente da estação, quando se trata de caminhadas, as botas são obrigatórias. Eles irão protegê-lo de possíveis lesões e dar-lhe o conforto que você precisa ao caminhar.

Ao comprar botas, vá à loja com um par de meias mais grossas, que você normalmente usaria em caminhadas. Dessa forma, você poderá escolher o número e o modelo que melhor lhe convier. Embora possam ser um pouco mais caras, opte por um par de botas impermeáveis.

Se pretende fazer caminhadas curtas, pode optar por botins, que são um pouco mais leves. Para longas distâncias e percursos complexos, opte por botas sólidas, por cima do tornozelo, para proteger o pé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>