Tabela Campeonato Baiano 2016

Tabela Campeonato Baiano 2016

Tabela Campeonato Baiano 2016

Os campeonatos estaduais de 2016 começam no começo de janeiro e vão até maio em geral. Times de diferentes regiões dos estados disputam entre o si o título de melhor do ano no estado.

Campeonatos estaduais não têm a mesma fórmula, como o Campeonato Brasileiro, que são disputados por pontos corridos, ou seja, quem chega ao final com mais pontos. Alguns possuem também em grupos, com semifinais e finais.

O Campeonato Baiano de 2016 reúne 12 clubes em dois grupos: Grupo A e Grupo B.

Campeonato Baiano 2016 Tabela Campeonato Baiano 2016

O Campeonato Baiano de Futebol de 2016 é a centésima décima primeira edição da competição, realizado no estado da Bahia e organizado pela Federação Baiana de Futebol.

Na primeira fase, as 12 equipes foram divididas em 2 grupos de 6, que disputarão, Grupo 1 e Grupo 2, um contra o outro, em jogos só de ida, ou seja, 6 rodadas (3 partidas em casa e 3 fora para cada time). Vitória e Bahia foram os “cabeças de chave”.

Os oito melhores times na classificação geral, independentemente do grupo em que estão, podendo ser 4 e 4, 5 e 3 ou 6 e 2 de cada chave, garantem vaga na próxima fase. A partir daí, o campeonato entra na fase de mata-mata: quartas, semi e final, todos com jogos de ida e volta. Nas quartas de final, o time de melhor campanha na primeira fase enfrenta o 8º, o 2º pega o 7º, o 3º duela com o 6º e o 4º enfrenta o 5º, os quatro primeiros classificados terão seu mando de campo nos jogos de volta. Já na semifinal, o mandante do 2º jogo é definido pela maior diferença de gols, somando as 2 partidas, aplicada na fase anterior, em relação ao adversário seguinte, mesmo sendo tabelado, que acontece apenas na final.

Se as duas partidas persistirem no 0 a 0, encaminham-se para os pênaltis, a menos que o resultado seja empatado com gols (0x0 e 1×1, 1×1 e 0x0, 1×0 e 0x1, 1×1 e 1×1…), passando o melhor na primeira fase, assim como com os que lutam contra o rebaixamento.

Na disputa pela permanência, em 2016, a briga é direta. Os quatro últimos, no geral, se enfrentam: o 9º pega o 12º e o 10º duela com o 11º, em partidas de ida e volta. Os dois derrotados no agregado caem para a segunda divisão estadual.

O campeão e o vice disputarão a Copa do Nordeste de 2017 e a Copa do Brasil de 2017. A equipe que conquistar o 3º lugar terá direito a escolher uma vaga na Copa do Nordeste de 2017 ou na Série D do Campeonato Brasileiro de 2016, a competição que vai ser disputada será definida pela vontade do clube. O time que ficar em 4º, herda a vaga no torneio que for dispensado pelo 3º colocado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook