Tabela Liga dos Campeões

Tabela Liga dos Campeões

Tabela Liga dos Campeões

A principal competição europeia de clubes – Taça dos Clubes Campeões Europeus – foi lançada pouco tempo depois do primeiro congresso da UEFA, que decorreu em Viena, a 2 de Março de 1955. Contudo, a prova não surgiu de iniciativa da UEFA.

Com a maioria dos membros fundadores da UEFA mais preocupada em criar uma competição europeia para seleções, o jornal francês L’Equipe e o seu editor, Gabriel Hanot, desenhavam uma competição continental destinada aos clubes. Hanot, em conjunto com o colega Jacques Ferran, projetou uma prova que seria disputada nas noites de quarta-feira.

A competição idealizada pelo L’Equipe não obrigava a que os participantes fossem campeões nacionais, funcionava sim por convites aos clubes que geravam maior interesse junto dos adeptos. Representantes de 16 clubes foram convidados para uma reunião que teve lugar a 2 e 3 de Abril de 1955 e as regras do L’Equipe foram aprovadas por unanimidade.

Liga dos Campeões Tabela Liga dos Campeões

A UEFA – que tinha sido fundada em Junho de 1954 – reagiu ao contatar o organismo tutelar do futebol mundial, a FIFA, e o Comité Executivo desta, numa reunião em Londres a 8 de Maio de 1955, autorizou a realização da nova competição de clubes com a condição de ser organizada pela UEFA e que as federações nacionais dessem o consentimento à participação dos respectivos clubes. O Comité Executivo da UEFA aceitou estas premissas exigidas pela FIFA e concordou em levar a cabo a prova num encontro realizado a 21 de Junho de 1955.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook