Liga Europa

Tabela Liga Europa

Tabela Liga Europa

A UEFA Europa League, prova que substituiu a Taça UEFA, nasceu de uma ideia concebida pelo suíço Ernst Thommen que, juntamente com o italiano Ottorino Barrasi e o inglês Stanley Rous (mais tarde presidente da FIFA), criou um torneio destinado a equipas europeias provenientes de cidades onde se realizassem regularmente feiras de comércio.

Esta prova precursora da Taça UEFA, designada Taça das Cidades com Feiras, foi criada a 18 de Abril de 1955, duas semanas depois do nascimento da Taça dos Campeões Europeus. A primeira Taça das Cidades com Feiras envolveu equipas de Barcelona, Basileia, Birmingham, Copenhaga, Frankfurt, Lausana, Leipzig, Londres, Milão e Zagreb. Originalmente, o torneio prolongava-se por três anos, com os jogos a serem marcados de forma a coincidirem com a realização das feiras de comércio. Barcelona, utilizando apenas jogadores do FC Barcelona, bateu uma equipa representante da cidade de Londres, por 8-2, no conjunto dos jogos da final.

Para a segunda edição do torneio, os organizadores mudaram o formato, sendo a competição desta feita disputada por clubes que, contudo, teriam de ser provenientes de cidades com feiras de comércio. Dezasseis emblemas participaram no torneio entre 1958 e 1960, data a partir da qual a competição passou a ser disputada anualmente. Em 1962, o número de participantes subiu para 32; hoje são mais de 100. Nos seus primeiros anos, o domínio pertenceu às equipas do sul da Europa, com três vitórias do Barcelona e duas do Valência. Em 1968, o Leeds United AFC tornou-se no primeiro clube do norte da Europa a erguer o troféu, iniciando uma série de seis vitórias consecutivas de clubes ingleses.

Liga Europa Tabela Liga Europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook