tiro-esportivo

Tiro esportivo e os equipamentos de segurança necessários para sua prática

Como em todos os esportes, os amantes de armas de pressão devem saber quais equipamentos ou acessórios necessários para a prática do tiro esportivo. Por isso, prezar pela sua segurança e dos outros praticantes é essencial para uma prática saudável.

Em qualquer uma, das centenas de casas de tiro autorizadas para prática aqui no Brasil, os equipamentos básicos de segurança são obrigatórios independente da modalidade do esporte.

Para iniciar, o praticante de tiro esportivo deve possuir um óculos de proteção e um protetor auditivo. Mas, se o praticante preferir “vestir a camisa” literalmente, alguns acessórios podem ajudar no conforto, segurança e praticidade do processo.

Mas qual desses equipamentos são indispensáveis e quais ficam a critério do praticante?

Óculos de proteção para os olhos

O óculos de proteção é o primeiro item básico para uma prática segura, por protegerem uma parte do nosso corpo muito sensível: os olhos.

Durante a prática do tiro esportivo, a câmara das armas sofrem altas pressões e podem lançar pequenos resíduos para trás na direção do rosto do praticante. Esses resíduos podem ser encontrados por conta de lubrificantes em excesso, armas mal limpas ou alguma sujeira presente.

Para isso, existem vários tipos e modelos de óculos de proteção diferente, de alta resistência, que se adequam ao local e momento ideal. A dica é de sempre optar por lentes de alto contraste, que ajudam muito quando o alvo é escuro, e que não embaçam.

Protetor auditivo para prevenção de danos

Outro equipamento essencial em algumas práticas de tiro esportivo é o protetor auditivo ou abafador de ruído, visto que os ruídos gerados em uma casa de tiro podem ser bem agressivos e prejudiciais à saúde.

A intensidade do ruído vai depender de acordo com a arma utilizada. Os tiros realizados com armas de fogo, por exemplo, podem ultrapassar o nível de 85 decibéis, capazes de gerar, em pouco tempo, problemas sério de audição. No caso das armas de pressão, a carabina PCP gera ruídos tão agressivos quanto os das armas de fogo.

Os protetores auditivos sofrem variações de preço, modelo, tamanho e material de confecção. Portanto, o praticante de tiro esportivo deve procurar o modelo que mais se encaixa no tipo de arma e na intensidade do ruído que ela gera.

Em outras modalidades, alguns acessórios são fundamentais, como é o caso de armas com miras especiais, que exigem o uso de lunetas.

Por isso, o ideal é pesquisar o tipo de arma que mais te agrada e mais se encaixa no seu orçamento, para que assim você adquira os equipamentos básicos de segurança e os exigidos para aquele tipo de modalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook