Dicas para escolher o tamanho certo de rebites

Dicas para escolher o tamanho certo de rebites

Se você acha que para ter um bom processo de fixação industrial basta ter alguns rebites quaisquer e uma rebitadeira, está enganado! A rebitagem de qualidade exige que as peças sejam do tipo e do tamanho mais adequado. Continue lendo para saber como escolher o tamanho certo!

Regras gerais

Quem não está acostumado a trabalhar com rebite hermético, repuxo e os outros tipos da peça, pode ficar com dúvidas na hora de comprar. Como o tamanho impacta diretamente na qualidade do processo, é importante que você conheça as principais regras referentes a essa questão:

  • o diâmetro do rebite deve ser três vezes a espessura da chapa mais espessa;
  • o diâmetro do cabeçote da peça deve ser maior que 1,4 vezes o diâmetro da haste;
  • a altura deve ser de até 0,3 vezes o diâmetro da haste.

Cálculo

Para ficar mais fácil para as pessoas saberem qual é a peça que tem o tamanho mais adequado, os fabricantes de rebites colocam um número para cada modelo. Caso o fixador não tenha essa numeração, também há a possibilidade de fazer um cálculo manual.

Com número

Quando o rebite rosca interna ou qualquer outro tipo possui o número, fica bem mais fácil. No entanto, você pode se confundir com os vários algarismos. Separamos algumas definições:

 

  • quarto dígito: diâmetro do rebite;
  • quinto dígito: limite da empunhadura.

Sem número

Como já foi mencionado, quando a peça não tem os dígitos, você deve fazer um cálculo manual. Pode parecer complicado em um primeiro momento, mas seguindo o passo a passo, ficará mais fácil de entender:

  1. meça o diâmetro com o auxílio de um paquímetro;
  2. meça a parte de baixo do rebite até a ponta;
  3. subtraia 3,2 mm do comprimento.

Tipos de rebites

Além do tamanho do rebite, o tipo da peça também é importante. Lembrando que o processo de rebitagem deve ser feito com ferramentas específicas, chamadas de rebitadeiras.

Confira alguns tipos de rebites:

Rebite estrutural

Usado na produção de automóveis, equipamentos, containers e em diversos outros locais, a principal característica do rebite estrutural é a capacidade de travar o mandril ao corpo do rebite.

Rebite semi estrutural

O rebite semi estrutural permite um fechamento mais arredondado, por isso é utilizado em situações que exigem uma aparência melhor sem perder a qualidade.

Rebite de repuxo

Um dos mais comuns, o rebite de repuxo é usado em projetos em que a pessoa só consegue ter acesso a um lado da superfície. Essa peça também é chamada de pop e tem diversas aplicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *