kilauea vulcão

Vulcão Kilauea

O Kilauea é um vulcão ativo localizado no Parque Nacional de Vulcões no Havaí e é um dos cinco vulcões-escudo que constituem a ilha do Havaí. Vulcão Kilauea

A ilha do Havaí é a maior do arquipélago havaiano, tendo assim dado nome ao território norte-americano do Havaí). Em havaiano, a palavra “kilauea” significa “cuspindo” ou então “espalhado”, em referência às recorrentes descargas de lava que o vulcão emite.

Um dos pontos marcantes quando se trata do Kilauea é que ele vem apresentando atividades de emissão de lavas desde janeiro de 1983. Há um fluxo contínuo proveniente de um dos cones do Kilauea, chamado “Puu oo”. Além deste fluxo, outros 33 ocorreram no arquipélago desde 1952.

Em 1998, o Kilauea foi noticiado como sendo o vulcão de maior atividade no mundo e tido também como o vulcão ativo mais visitado do mundo, uma fonte inestimável de estudo para os vulcanólogos.

O que mais impressiona é que o volume de material expelido é suficiente para construir três rodovias amplas, que seria o suficiente para contornar o globo terrestre. Cerca de 90% do vulcão é coberto por lava de menos de 1000 anos de idade.

O Kilauea é o mais recente dos vulcões que emergiram e criaram as ilhas do arquipélago havaiano, devido ao movimento da Placa do Pacífico (uma das placas tectônicas que compôem a superfície terrestre) em direção à região do vulcão submerso Lo´ihi, movimento que ainda ocorre nos nossos dias.

Na tradição local, o povo havaiano acredita que o vulcão é habitado pelo deusa dos vulcões, Pele. As lendas e cantos tribais executados por habitantes da região afirmam que toda vez em que a deusa se encontra irritada, o vulcão entra em erupção.

Vulcão Kilauea

kilauea vulcão

Vulcão Kilauea

Feito por Marília Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook