Google Ads e Facebook Ads

Google Ads ou Facebook ads: qual devo investir?

Uma das principais dúvidas para quem pensa em investir no marketing digital está na hora de escolher quais estratégias adotar. Uma das formas de atrair mais usuários e consumidores para sua marca consiste na utilização de mídia paga por meio de anúncios, como os Google Ads e Facebook Ads.

Saiba em qual destas formas de anúncios pagos você deve investir.

Google Ads e Facebook Ads não são rivais

Quando se fala na dúvida em escolher investir no Google Ads ou no Facebook Ads, fica a impressão de que há uma rivalidade entre os anúncios, sendo que não é necessário optar por um e excluir o outro. A melhor forma de saber em qual dos dois se deve investir é investindo em ambos. Sim, o que há de melhor em cada um deles combina para a otimização de sua marca.

As ferramentas Google Ads e Facebook Ads possuem alguns diferenciais, que podem ser considerados na hora de escolher qual delas será utilizada como estratégia. Uma forma de saber qual delas é melhor para o seu negócio é procurar por uma consultoria SEO, que analisa e mostra os caminhos a serem seguidos para que sua empresa apareça em primeiro nos resultados de busca.

Google Ads

Antes conhecido como Google Adwords, esta ferramenta é uma plataforma de anúncios. Com o Google Ads, as empresas podem pagar para ter um destaque nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa e obterem melhores posicionamentos nos rankings.

Este tipo de anúncio no Google é extremamente relevante para usuários que procuram por produtos ou serviços por meio da utilização de palavras-chave, porque no momento em que você oferece exatamente o que está sendo procurado pelos usuários, a taxa de conversão tende a ser alta, além do retorno sobre o investimento acontecer.

Existem outras formas de anúncios no Google, como a rede de display, na qual os domínios participam de programas de parceiros afiliados do Google, com o Google Adsense. Nele também é possível anunciar no YouTube, Gmail e em outros sites. Todas essas ajudam na otimização de sites SEO, uma vez que permitem o direcionamento de usuários pelo conteúdo do domínio.

Não existe um valor mínimo estabelecido para uma campanha, o anunciante é quem decide até quanto está disposto a pagar por seus anúncios. O Google fornece estatísticas para os empreendedores com estimativas de tráfego de usuários e custo de palavras-chave que ajudam no planejamento das estratégias por meio do Google Ads.

Opções do Google Ads

Assim como a estratégia SEO utiliza métricas para melhorar o posicionamento de determinado site no ranking dos resultados dos mecanismos de busca, o Google Ads permite aos empreendedores otimizar os seus serviços por meio dos anúncios inseridos em certos locais. A rede de display, a de pesquisa e os produtos como Gmail e YouTube exibem os anúncios pagos.

A rede de display são espaços feitos para anunciar em sites como portais de notícias e blogs, o que entra na estratégia de marketing de performance, por exemplo. Neste espaço, é possível segmentar campanhas e incentivar os usuários a notarem sua empresa, além de considerarem as suas ofertas e tomarem as ações que você deseja. Ela pode vir como banner, Gmail ou texto.

A rede de pesquisa exibe o seu domínio nos resultados de busca, para determinadas palavras-chave. Por ser mídia paga, pequenos avisos ficam em destaque no início e no fim da página do seu site. Esta é uma boa opção para quem quer atrair usuários que buscam por soluções específicas. Neste tipo de mídia paga, o anunciante paga por clique.

O YouTube, por mais que seja uma plataforma de vídeos, permite a inserção de anúncios pagos. As empresas têm a possibilidade de criar campanhas e anúncios que são exibidos antes, durante e depois dos vídeos publicados no YouTube, que pertence ao Google. A plataforma ainda permite a segmentação de público alvo conforme idade, interesses, local e mais.

Uma forma de exibir anúncios para produtos e serviços à venda é por meio da seção Shopping, do Google. Os anúncios desta categoria aparecem nos resultados de busca e focam em uma venda final do produto ou serviço. Há também a opção de impulsionar a instalação de aplicativos das redes do Google como forma de anúncios.

Facebook Ads

Os anúncios publicados no Facebook têm textos e fotos, que podem direcionar os usuários para o seu domínio ou para uma página (fanpage) do anunciante, que pode ser feita por meio da promoção de histórias patrocinadas e posts patrocinados, com a  opção de curtidas e compartilhamento. A melhor forma de promover uma fanpage é dentro do próprio Facebook, por ser uma rede social.

No caso de sites comerciais e de e-commerces, há a possibilidade de segmentação do público alvo dos seus anúncios com muita precisão. A estratégia de SEO para e-commerce é importante para conquistar autoridade no Google e otimizar os mecanismos de busca para obter melhores resultados no seu domínio.

A própria rede social tem características que facilitam no processo de segmentação, uma vez que o Facebook permite categorizar os usuários por idade, estado civil ou status de relacionamento, sexo, localização, profissão, interesses pessoais e mais.

Assim como no Google Ads, o empreendedor consegue controlar o quanto quer pagar pelos anúncios inseridos na rede social. No Facebook Ads, a principal diferença está na inserção dos anúncios, que aparecem nas laterais ou no próprio feed do usuário, diferentemente do Google Ads, no qual o usuário tem de buscar pela palavra-chave.

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