Saiba como escolher plano de saúde empresarial

Como funciona o plano de saúde empresarial?

De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Brasil registrou aumento de assinaturas em planos de saúde empresarial e individual. Uma vez que, o Sistema Único de Saúde (SUS) não consegue atender a necessidade de todos os brasileiros.

Ao assinar um plano de saúde de organizações que fazem essa venda, você tem acesso aos serviços privados de saúde, se protegendo contra o risco de adoecer, que muitas vezes pode custar muito dinheiro.

Assim, o plano de saúde para empresas que muitas companhias oferecem, é indispensável para os funcionários e suas famílias. Diante disso, o post explicará como funciona esse tipo de plano.

 

O que é o plano de saúde empresarial?


Os planos de saúde empresarial são, basicamente,
convênios de saúde que uma instituição oferece a seus funcionários, disponibilizando alguns benefícios e vantagens específicas para esses trabalhadores e também seus dependentes.

Dependendo do contrato estipulado na contratação, funcionários como estagiários, jovens aprendizes e funcionários temporários também podem contar com a ajuda do benefício.

No plano empresarial de saúde, é obrigatório que o indivíduo tenha um vínculo empregatício ou estatutário com a empresa. Em relação aos valores, o convênio médico para empresas pode ser pago totalmente ou parcialmente pela companhia, podendo também ser descontado da folha de pagamento do colaborador, contudo, os valores são inferiores se comparado com planos individuais.

 

Como ele funciona?


O plano de saúde empresarial fornece serviços médicos, que podem incluir:

  • Consultas;
  • Exames;
  • Cirurgias;
  • Consulta pré-natal e parto;
  • Internações;
  • Tratamentos.

 

Quanto ao período de carência (tempo de espera entre a contratação do plano e a permissão para utilizar alguns serviços cobertos por ele), eles podem variar um pouco dependendo do plano escolhido, mas geralmente, seguem a média estabelecida pela ANS:

  • 24 horas para urgências e emergências;
  • 30 dias para exames e consultas básicas;
  • 180 dias para cirurgias, internações e exames completos;
  • 300 dias para partos.

Se a sua empresa tiver mais de 30 funcionários, o tempo de carência do convênio médico pode ser negociado.

 

Como escolher um plano de saúde empresarial?


A ANS, órgão responsável pela fiscalização e regularização de todos os planos de saúde, já citada anteriormente, disponibiliza uma consulta de índice de reclamação em seu site, assim, é possível consultar suas opções de plano antes de fazer a contratação.

Além disso, você pode escolher a segmentação do plano de saúde de acordo com suas necessidades. Para não ter erro, converse com a equipe de recursos humanos de sua empresa e conheça suas opções.

Com o conhecimento das informações citadas anteriormente, você e sua família podem usufruir do seu convênio médico empresarial em casos de necessidade, doenças e exames de rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *