alimentos índice glicêmico

Índice glicêmico – entenda o que é e como usá-lo a seu favor

Índice glicêmico – entenda o que é e como usá-lo a seu favor

Feito por Marília Rocha

Para quem já entrou ou quer entrar numa dieta voltada para o emagrecimento é importante compreender que não é só consumir alimentos com baixo teor calórico que traz bons resultados.

O índice glicêmico dos alimentos é também um importante fator que pode ajudar no desempenho das atividades do dia a dia e na perda de peso.

Segundo a nutricionista Fernanda Molina, o índice glicêmico de um alimento se refere à velocidade com a qual o carboidrato presente no mesmo irá aumentar os níveis de glicose no sangue. Os carboidratos de alto índice glicêmico são de rápida digestão e absorção, por isso atravessam o sistema digestório e chegam rapidamente à corrente sanguínea. “Essa situação eleva os níveis de glicose, aumentando a secreção de insulina”, afirma.  Já os carboidratos de baixo índice glicêmico têm lenta digestão e absorção, por isso passam lentamente pelo sistema digestor e chegam aos poucos na corrente sanguínea, mantendo baixos os níveis de insulina.

Como dica, Molina sugere que antes do exercício se “consuma de 30 a 50 g de carboidrato de baixo índice glicêmico uma hora antes do exercício juntamente com 10 20 g de proteínas”. Os alimentos de baixo índice glicêmico são alimentos integrais, cereais, batata doce, maçã, pera, iogurte light, barrinha de proteínas, arroz com feijão e carne.

Para depois do treino, o recomendado é o oposto: prefira alimentos com alto índice glicêmico. A dica da especialista é ingerir de 40g a 100 g de carboidratos de absorção rápida e de 20 a 25 g de proteínas.

Na categoria de alto índice glicêmico estão alimentos como pão branco, banana, bolo, suco de laranja, melancia, mel, granola, arroz, macarrão, batata, milho e frutas secas.

Índice glicêmico – entenda o que é e como usá-lo a seu favor

VEJA IMAGENS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS:

alimentos índice glicêmico

alimentos índice glicêmico

barrinha-treino-indice-glicemico

barrinha-treino-indice-glicemico

milho-carboidrato-treino

milho-carboidrato-treino

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook